No passado dia 3 de março cerca de 70 escuteiros puseram-se à prova, vivendo mais uma vez o Serviço, em mais uma edição do Projeto UP!.

Um pouco por toda a região de Leiria-Fátima foram desenvolvidas várias atividades: limpeza do areal da praia da Vieira, intervenção numa residência na Marinha Grande e triagem de roupas em Fátima. Colaborou-se também com a Associação Zoófila de Leiria e com a Desprotegidos, nos Pousos, com a limpeza de canis, o passeio com os cães e a construção de um gatil.
Na Quinta do Escuteiro também marcou presença um grupo que ajudou na manutenção do espaço.

O Projeto UP! É, de acordo com o Observatório Regional da IV, uma forma de divulgar e dinamizar atividades/oportunidades de Serviço”. O projeto, iniciado em 2016, é composto por duas vertentes: “Põe-te à Prova” e “Parte de Ti”. A primeira é desenvolvida ao longo do ano através de atividades de serviço dinamizadas e divulgadas pela equipa do Observatório. Na segunda fase, “os caminheiros e os seus clãs são desafiados a realizarem, autonomamente, as suas próprias atividades de serviço”, divulgando-as e permitindo a sua continuidade por parte de outros.

O Observatório propõe-se a “ser uma plataforma de comunicação e ação entre os Caminheiros e as necessidades de Serviço da Região” sem, contudo, fechar as suas atividades a dirigentes ou candidatos a dirigente.

Deste modo, põe-se em prática a 8ª maravilha do método escutista, “o envolvimento na comunidade”, recentemente apresentado na Conferência Mundial do Escutismo. O movimento escutista não é estanque, pelo que aposta na intervenção nas comunidades onde se insere.”

Texto de: Luís Tavares. Fotografia de: Junta Regional Leiria-Fátima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!