Cascais acolheu durante dois fins de semana 3 e 4 de março e 14 e 15 de abril o 5º Ciclo do Módulo Marítimo.

Estas ações de formação, da responsabilidade da Secretaria Nacional dos Recursos Adultos e da Equipa Nacional Escutismo Marítimo têm por base as especificidades metodológicas e as atividades do escutismo marítimo e permite a formação dos Candidatos a Dirigente que estão ao serviço dos Agrupamentos Marítimos, neste caso com carácter obrigatório, ou de outros interessados, a título facultativo.

Recomenda-se fortemente que todos aqueles que desenvolvem regularmente atividades náuticas, canoagem, vela, navegações em jangadas ou em embarcações precárias, que frequentem este Módulo Marítimo para possibilitar a sua realização enquadradas em critérios de segurança e de bem-estar para as nossas crianças e jovens.

Participaram nesta formação elementos dos agrupamentos de Leça da Palmeira, Figueira da Foz, S. Martinho do Porto, Parque das Nações, Setúbal, Nova Oeiras, Barreiro, Vialonga, S. Julião da Barra, Belém e da Junta de Núcleo Lisboa Ocidental.

Cada formando foi convidado a partilhar as suas experiências enriquecendo a formação e foram abordadas várias temáticas, como a Topografia de um Navio, Navegação em Segurança, Vivências do Meio Naútico, Segurança a Bordo, Meteorologia, Características do Plano de Água, Escutismo Movimento Seguro, entre outros, sempre com o objetivo de proporcionar aos formandos os conhecimentos e competências necessários para estarem habilitados a planear e implementar as atividades náuticas em segurança nas suas unidades.
Esta formação permitiu ainda aproximar os recursos adultos dos vários agrupamentos, neste mar que nos une.

O Ciclo do Módulo Marítimo contou com o patrocínio e apoio da Câmara Municipal de Cascais no âmbito da Capital Europeia da Juventude – Cascais 2018 e das Atividades Desportivas Náuticas, Clube Naval de Cascais e Junta de Núcleo da Barra.

Texto de: Fernando Lima. Fotografia de: João Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade