Os nossos cavaleiros dirigiram-se logo pela manhã ao Mosteiro da Batalha, local emblemático representativo da independência de Portugal, com o combate a Aljubarrota entre portugueses e castelhanos, aqui decorreu a eucaristia com todos os cavaleiros da Távola Redonda.
De regresso a campo os mais de 200 Guias presentes debateram as suas propostas temáticas, assim por cada secção, trabalharam o Sistema de Progresso, Sistema de Especialidades; Tecnologias no Escutismo; Atividades Nacionais; Envolvimento no Projeto da Secção; Uniforme; Impacto do Escutismo na Sociedade; Revisão Estatutária; Gestão de Problemas e Vivência da Fé no CNE.
Após o debate e partilha os Guias reuniram-se em assembleia geral onde apresentaram a sua avaliação e propostas consequentes destes dois dias de trabalho.
A encerrar a atividade foi ainda atribuída a espada de ouro ao Guia que durante o fim de semana se destacou pelo seu empenho e trabalho desenvolvido.
Chegou a hora de regressar aos agrupamentos e respetivas regiões e começar a pôr em prática muitos dos ensinamentos e experiências vividas e partilhadas neste encontro nacional.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Manuel Joaquim.