Ao abrigo da parceria estabelecida entre o Oceanário de Lisboa e o CNE, através do Departamento Nacional de Ambiente, a formação em "Plasticologia marinha" aconteceu no dia 14 de julho no Oceanário.

O que é Plasticologia? Tem origem no grego plastikos (plástico) e logos (estudo), ou seja, é a ciência que estuda os plásticos: o caminho que percorrem no oceano e a sua interação e impacto nos organismos e ecossistemas marinhos.

O objetivo foi sensibilizar os formandos para o problema do lixo marinho e incentivar o desenvolvimento de ações com as suas secções/agrupamentos que contribuam para a consciencialização deste problema e para a mudança de hábitos de consumo e de comportamentos no sentido de diminuir a nossa pegada ecológica.

A equipa de formação do Oceanário chamou a atenção para o facto de 80% do lixo marinho ser constituído por plásticos (por ano produzimos 8 milhões de toneladas de plástico que vão parar ao oceano!), quais os tipos de lixo marinho mais comuns, a sua origem e os impactos nos organismos marinhos.

A formação teve a duração de 4 horas, e contou com 15 dirigentes e candidatos a dirigentes. Foi uma tarde cheia de ideias novas para diminuir o consumo de plásticos, formas de sensibilizar os escuteiros com atividades práticas e ainda houve tempo para uma visita aos habitantes do oceanário!

Brevemente os formandos irão aplicar nas suas secções/agrupamentos o que aprenderam contribuindo localmente para a resolução do problema do lixo marinho, uma das grandes ameaças aos ecossistemas marinhos.

Brevemente haverá mais formações, fiquem alerta e inscrevam-se!

Texto de: Sónia Duarte. Fotografia de: Ana Marta Magalhães.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade