A 19.ª Edição do FESCUT foi acolhida entre os dias 26, 27 e 28 de outubro pela cidade da Maia, distrito do Porto.
O hino do Centenário do Caminheirismo está lançado e foi no palco da edição deste ano revelado: “Caminho de Serviço” pelo Clã de São Miguel, Agrupamento 1185, Bodiosa, da região de Viseu, os grandes vencedores do FESCUT.
O Clã 93 do Divino Salvador de Moreira de Maia acolheu 145 Caminheiros pertencentes a 11 Clãs de 7 Regiões, numa caminhada de celebração do Caminheirismo.
Num fim-de-semana intenso, os Clãs foram brindados com diversas atividades culturais pelo concelho da Maia passando pelos principais locais de atracção, sendo estes o Zoo da Maia, Igreja N. Sra. Do Bom Despacho, Maia 360º – visita à Torre Lidador para vista panorâmica da cidade, Quinta dos Cónegos e Fundação Gramaxo, realizando também um workshop musical, que deu mote ao festival.
O concurso foi celebrado no palco do grande auditório do Fórum da Maia, na noite do dia 27, apresentado por duas duplas carismáticas do Clã 93 – Mariana Silva & Beatriz Queiroz, Nuno Barbosa & João Ruivo, que carinhosamente apresentaram os Clãs a concurso e acolheram todos os nossos convidados e espectadores. O Júri, constituído por Francisco Tavares (Músico), Paulo Pinto (Dirigente do CNE), Padre Augusto Silva (Assistente do Agrupamento 902), Jorge Pinho (Professor de Língua Portuguesa) e Beatriz Araújo, (Caminheira do CNE) tiveram uma árdua missão de escrutinar todas as interpretações e decidir quais as canções premiadas.
O caminho foi decidido: no 1º Lugar e Melhor Interpretação para o Clã São Miguel – Agrupamento 1185 Bodiosa, Região de Viseu; no 2º Lugar para o Clã São Francisco de Assis – Agrupamento 677 Matosinhos, Região do Porto; no 3º Lugar para o Clã Moisés – Agrupamento 571 Santo Amaro, Região da Madeira; na Melhor Letra o Clã São Mateus – Agrupamento 577 São José, Região de Viseu.
Texto de: Organização do FESCUT.