Os conselheiros depois de um Magusto oferecido pela Junta Central, as habituais peregrinações noturnas ao Santuário de Fátima e à Capelinha das Aparições e uma boa noite de descanso, estão preparados para reiniciar a discussão e aprovação dos restantes artigos da revisão dos Estatutos do CNE.
Depois de pedir força e conselho ao Pai para levar a bom porto a missão a que nos propusemos, o Presidente da Mesa dos Conselho Nacionais, Chefe Manuel Augusto, deu início ao trabalhos e de imediato foi iniciada a discussão dos restantes artigos.
Ao longo do dia os conselheiros, aprovaram e rejeitaram vários artigos, tendo os trabalhos decorrido de forma cordial. Como alguém referiu “ o CNE está mais mais rico, mais capaz e mais preparado.”
As alterações agora aprovadas serão objeto de uma unificação de texto que posteriormente será enviado aos proponentes e ao Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, e ainda a ser sujeito a aprovação pela autoridade eclesiástica (Conferência Episcopal), Organização Mundial do Movimento Escutismo (OMME) e por fim, enviado para registo notarial e publicação em Diário da Republica.
Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.