Marcaram presença 180 dirigentes da região de Viana do Castelo, representando 23 agrupamentos.

O Centro Pastoral Paulo VI, em Viana do Castelo acolheu o primeiro Fórum Regional de Dirigentes da região. Divididos em vários painéis temáticos, os participantes tiveram a oportunidade de abordar os últimos 10 anos de Formação Inicial na Região, um tema moderado pelo Diretor de Formação da Região de Viana do Castelo, Abílio Silva, e que contou com a participação do Chefe Regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino e do antigo Chefe Nacional do CNE, Carlos Alberto Pereira.

Por outro lado, no Painel subordinado ao tema “Os fascínios da sociedade atual e o afastamento do Movimento Escutista”, o Chefe Nacional Adjunto Joaquim Freitas, convidou o Sociólogo e antigo Chefe Regional José Miguelote e o membro da Equipa Nacional de Coordenação Pedagógica do CNE, Paulo Pinto a abordarem esta temática dirigida, sobretudo, aos Dirigentes que trabalham com Pioneiros e Caminheiros.

De seguida, iniciou-se o Painel que procurou apurar as principais necessidades formativas dos Dirigentes, contando com a participação do Secretário Regional para a Qualificação dos Agrupamentos, Vitor Lima e da Secretária Nacional de Adultos do CNE, Susana Fonseca, moderados pela Formadora do CNE Isabel Braga.

Durante a tarde e já com a presença do Chefe Nacional, Ivo Faria, o investigador do Instituto de Educação da Universidade do Minho, José Augusto Palhares, apresentou alguns dos “Desafios à formação dos adultos-dirigentes no CNE”, abordando os temas mais prementes quanto à educação e aprendizagem ao longo da vida no movimento escutista, impulsionando o debate entre os intervenientes dos vários painéis e os dirigentes presentes no Fórum.

O balanço final deste Fórum foi, quer para a organização como para os intervenientes e participantes, muito positivo face ao interesse demonstrado nos temas em debate, à partilha de conhecimentos e à troca de opiniões entre todos, ficando em aberto a possibilidade da realização de futuras edições.

O Fórum Regional de Dirigentes foi uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional para a Qualificação dos Agrupamentos e pela Junta Regional de Viana do Castelo para todos os dirigentes e Candidatos a Dirigente da Região Escutista de Viana do Castelo.

Texto de: João Lima Abreu. Fotografia de: Secretaria Regional Comunicação e Imagem de Viana do Castelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade