A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade através do Departamento Nacional de Ambiente promoveu um momento de formação e partilha denominado "Escutismo e Ambiente".

Na sequência da elaboração do protocolo e com o apoio do Oceanário de Lisboa, teve lugar nos dias 24 e 25 de novembro, uma formação destinada a Caminheiros e Companheiros, Candidatos a Dirigente, Dirigentes e Parceiros com responsabilidades e/ou interesse na temática com o intuito de dotar os participantes de informação sobre boas práticas ambientais em atividades de exterior, bem como disponibilizar recursos para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e divulgar o Programa Ambiental do Escutismo Mundial (Insígnia Mundial de Ambiente).

Foi notório o interesse, entre todos os participantes, bem como a partilha de boas práticas sobre ambiente que já se aplicam nas várias regiões representadas.

Estando o assunto intrinsecamente relacionado, no domingo teve lugar uma apresentação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o necessário enquadramento às atividades escutistas. Segundo José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, “Todos podemos e devemos contribuir para um mundo melhor, contribuindo para acabar com a pobreza, promovendo a igualdade e agindo para parar as mudanças climáticas.”

Estas formações têm sido uma prática corrente preconizada pelo Departamento Nacional de Ambiente, com o intuito de capacitar os demais interessados na questão da sustentabilidade ambiental.

Texto e fotografia de: Comunicação da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteiro do CNE distinguido com o Troféu Português do Voluntariado Jovem

O presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), André Cardoso, foi distinguido com o Troféu Português do Voluntariado, na categoria Jovem, numa candidatura apresentada pelo CNE. O prémio reconhece o seu contributo cívico e associativo ao serviço da juventude portuguesa e do voluntariado.

Inscrições abertas para o apuramento do Tecoree 2026

O Tecoree 2026 aproxima-se e volta a desafiar Pioneiros, Marinheiros e Tripulantes de todo o país a colocarem em prática o melhor do Escutismo! Está quase aí a fase de apuramento desta grande atividade que combina técnica, espírito de equipa e vida em campo. Inscreve a tua equipa até 22 de dezembro.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade