A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), cuja direção o CNE integra, celebrou ontem, 4 de dezembro, por antecipação, o Dia Internacional dos Voluntários – 5 de dezembro -, com a entrega do Troféu Português do Voluntariado a várias personalidades. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Assembleia da República e mensagem do Presidente da República.
A sessão decorreu na Assembleia da República, no Auditório António Almeida Santos, e teve início com a mensagem do presidente da CPV, Eugénio Fonseca, para quem a celebração serve para «valorizar o serviço voluntário em todo o mundo».
Já o Presidente da República sublinhou, na sua mensagem, a palavra «obrigatória» na celebração deste Dia «a Gratidão». Para Marcelo Rebelo de Sousa, «seria difícil imaginar o que poderia ser a realidade social do nosso país sem o inestimável contributo do voluntariado».
O Troféu Português do Voluntariado foi atribuído a: Equipa de Voluntariado Visitadores, da associação Mais Proximidade Melhor Vida (categoria geral); Marta Barreiras, da ONGD Leigos para o Desenvolvimento (categoria jovem); Equipa de Voluntários do Projeto Com Tato, do Centro Comunitário da Paróquia da Parede (categoria sénior); e Alcina Ribeiro, da associação ComDignitatis (categoria carreira). A menção honrosa foi dada à Equipa de Voluntários do Projeto Pequenos corações gigantes, da Associação Sociedade do Bem-Estar.
As distinções especiais foram para duas personalidades que muito fizeram pelo voluntariado e pelos voluntários em Portugal – Acácio Catarino e Elza Chambel (a título póstumo), nomeadamente quando foram presidentes do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.
A sessão terminou com um momento musical de guitarra clássica pela guitarrista Luísa Amaro, seguido de um Porto de honra.
Texto de: João Teixeira. Fotografia de: Susana Queiroga.