No passado mês de dezembro os Pioneiros do Agrupamento 1198, Santo Agostinho, região de Leiria-Fátima, viveram a sua atividade de Natal na Ferraria de S. João, concelho de Penela, distrito de Coimbra.

O imaginário envolvia um naufrágio e a chegada a uma ilha quase deserta, que tinha algumas árvores de fruto, com frutos suculentos e de uma doçura incrível.

O percurso até à aldeia foi feito a pé e em equipas durante a noite, passando por vários desafios ao longo do caminho. Chegados à aldeia montaram as tendas para recuperar forças.

Na manhã de sábado foram ajudar na Zona de Proteção da Aldeia (ZPA), uma faixa de terreno ao redor da aldeia concebida para servir de barreira protetora contra os incêndios. A aldeia da Ferraria de S. João foi fustigada pelos incêndios de outubro de 2017, em que o fogo cercou a aldeia. O sobreiral centenário com cerca de 200 árvores impediu que o fogo chegasse às casas. Essa observação levou esta aldeia a ser pioneira na criação desta zona de proteção da aldeia.

Os pioneiros de Santo Agostinho dividiram-se em dois grupos e percorreram a ZPA para identificar as árvores que tinham sido plantadas e que secaram para que fossem substituídas. Outro grupo foi semear carvalhiças numa faixa de terreno junto à aldeia.

Durante a tarde, uma tentativa de fuga da “ilha” com jogos de orientação, nós e sinalização homógrafo. O tempo piorou e acendeu-se a fogueira que se manteve acesa até ao final da noite com o fogo de conselho com a participação de alguns habitantes da aldeia, com danças e canções animadas, apresentações de teatro e uma avaliação muito interessante da atividade.
Ainda houve tempo para troca de presentes do amigo secreto.

No domingo ao nascer do sol os pioneiros caminharam em direção à Cumeeira para participar na missa local e assim terminar o empreendimento de Natal.

Texto e fotografia de: Gonçalo Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

VIII ACANUC Braga arranca com mais de 1200 participantes

O VIII ACANUC Braga teve início este sábado, 5 de julho, no Regimento de Cavalaria Nº 6,em Braga, com a chegada dos agrupamentos a partir das 8h00. De mochila às costas, chapéu na cabeça e sorriso no rosto, os escuteiros foram recebidos num ambiente marcado pela expectativa e pela alegria.

Dia de Núcleo 2025 do Núcleo Moinhos de Vento

No passado dia 17 de maio, o Núcleo Moinhos de Vento viveu um dos momentos mais marcantes do ano escutista: o Dia de Núcleo, que teve lugar em Santo Antão do Tojal e reuniu, em comunhão e alegria, cerca de 1000 escuteiros dos seus 15 agrupamentos.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade