O evento Network Meeting de Representantes Externos de Associações Europeias Escutistas e Guidistas realizou-se de 16 a 20 de janeiro.

O encontro, realizado em Bruxelas, na Bélgica, contou com a presença de dois jovens porta-vozes do CNE, Joana Bacelar e Francisco Lopes, que estiveram em representação do CNE a discutir e aprender métodos de desenvolvimento na área das relações externas, em conjunto com cerca de outros 50 escuteiros e guias da região europeia.

O objetivo do encontro foi o de adquirir conhecimento e ferramentas necessárias para uma melhor representação do CNE enquanto associação, tendo-se incidido sobre a área das relações externas e de advocacy, bem como no reforço da cooperação com outras entidades e a partilha de boas práticas de desenvolvimento juvenil, especialmente em termos de políticas de juventude a nível nacional e europeu.

Assim, o método de trabalho distinguiu-se pelos exercícios de discussão em plenário e em patrulha, bem como pelas sessões informativas realizadas não só pelos formadores, mas também pelas diferentes associações, que também puderam partilhar as suas boas práticas. Foi assim possível aprender e desenvolver trabalho nas áreas de relações externas, parcerias, campanhas, tomadas de posição, posicionamento nos conselhos municipais e nacionais de juventude, e ainda desenvolver um melhor entendimento sobre a sociedade civil e instituições nacionais e europeias.

De entre outras atividades, realizou-se um jogo de cidade em Bruxelas, a noite internacional em que foi possível experienciar outras culturas, e houve ainda tempo para visitar o Parlamento Europeu. Assim, a participação do CNE no evento foi essencial para trazer um conjunto de ideias e boas práticas para a associação.

Texto de: Joana Bacelar. Fotografia de: Francisco Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).