O CNE acolheu a segunda reunião do projeto eVA-VOL, sobre validação de competências adquiridas através do voluntariado, para equivalências curriculares no ensino superior.

Nos dias 12 e 13 de junho, as cinco organizações parceiras do projeto eVA-VOL (e-validation of learning outcomes from volunteering) reuniram-se em Lisboa, na sede nacional do CNE, para a sua segunda reunião transnacional.

O objetivo do projeto eVA-VOL é desenvolver a primeira plataforma online, aberta e multilingue para informação, formação, guia e apoio para os voluntários, durante a transição entre as fases de documentação e avaliação do processo de validação dos resultados das aprendizagens adquiridas através do voluntariado.

Nesta reunião, os delegados das cinco organizações parceiras avaliaram o atual desenvolvimento da plataforma online, bem como prepararam a próxima fase do projeto: o teste da plataforma online com voluntários, organizações voluntárias e universidades dos quatro países envolvidos (Espanha, Itália, Portugal e Irlanda).

O processo de validação dos resultados das aprendizagens não formal e informal é dividido em quatro fases: identificação, documentação, avaliação e certificação (Diretrizes Europeias para Validar a Aprendizagem Não-formal e Informal).

O projecto eVA-VOL é uma iniciativa da Plataforma del Voluntariado de España (Espanha), em parceria com o Centro di Servizio per il Volontariato del Lazio (Itália), a Confederação Portuguesa do Voluntariado (Portugal) e a Meath Community Rural and Social Development Partnership e o Cork Institute of Technology (Irlanda).

O projeto eVA-VOL é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Texto de: João Teixeira. Fotografia de: Gonçalo Pinto.

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