Nos passados dias 8 e 9 de fevereiro, a região dos Açores acolheu as Jornadas Nacionais de Radioescutismo, uma iniciativa do Departamento Nacional de Radioescutismo.

O Núcleo de São Miguel, nos Açores recebeu este ano as Jornadas Nacionais de Radioescutismo que contaram com a presença de cerca de 30 participantes, de sete regiões escutistas. Esta iniciativa do Departamento Nacional de Radioescutismo procurou dinamizar e promover iniciativas e atividades, bem como fornecer informação acerca de todos os aspetos legais e regulamentares.

A sede do Agrupamento 739, Fajã de Baixo, foi o palco para estas Jornadas as quais constituíram sobretudo numa oportunidade formativa onde se conseguiu partilhar ideias, dúvidas e esclarecer questões prementes acerca da legislação em vigor, através da presença de formadores credenciados da ANACOM.

As palestras e conversas informais promovidas foram muito participativas, pelo facto da troca de experiências identificar problemas comuns, potenciando soluções conjuntas.

Houve ainda oportunidade para uma reflexão mais séria sobre o que se pretende do Jota/Joti no futuro, e de como poderemos rejuvenescer e aumentar o número de radioamadores no movimento, bem como a necessária aproximação às diversas seções de modo a tornar o radioamadorismo um elemento potenciador de atividades.

Texto e fotografia de: Departamento Nacional de Radioescutismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lumen: que Acende e Propaga

Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro de 2025, reuniram-se em Coimbra cerca de 50 caminheiros de todo o país, para dar vida àquela que foi a primeira edição do Lumen.

Candidaturas abertas para o Explorer Belt 2026!

Em agosto de 2026, irá decorrer a quinta edição portuguesa do Explorer Belt, uma atividade internacional destinada a Caminheiros e Noviços a Dirigente que desafiará os participantes a percorrer 200 quilómetros a pé em duplas durante dez dias, na Roménia.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade