Perto de 500 escuteiros portugueses participaram nesta edição especial do JOTI, durante o fim de semana de 3 a 5 de abril.

Num período de isolamento social onde todas as atividades foram canceladas devido a esta pandemia provocada pelo COVID-19, sentimo-nos desmotivados e com saudades do mundo lá fora.

No meio do caos, surgem iniciativas que nos permitem ligar ao mundo e contactar com outros escuteiros, espalhados por todo o mundo, aprendendo coisas novas e somando experiências divertidas e ao mesmo tempo culturais e educacionais, como é o caso da Edição Especial do JOTI (Jamboree On The Internet) que decorreu este fim de semana, de 3 a 5 de abril.

Esta Edição do JOTI é especial porque nos permite estar juntos, estando longe. Ao contrário do que acontece noutras edições do JOTI, a participação nesta edição é feita individualmente, com cada escuteiro a participar a partir de sua própria casa.

Esta iniciativa foi lançada pelo bureau mundial e a adesão em Portugal foi excepcional. Foram perto de 500 os escuteiros que se inscreveram no site do Departamento Nacional de Radioescutismo e que participaram de praticamente todas as Regiões, incluindo das ilhas da Madeira e dos Açores.

Ao longo do fim-de-semana fomos recebendo relatos de vivências fantásticas!
Havia um mapa de campo, com áreas diferentes recheadas de actividades espetaculares e divertidas. Por exemplo, no “Oásis de Saúde e Bem-Estar” (Health & Wellbeing Oasis), puderam aproveitar os seus poderes curativos para cuidar da sua saúde física e mental; no “Centro Humanitário” (Humanitarian Hub) aprenderam a preparar-se para situações de emergência; puderam também subir ao palco do “Youth Got Talent” e mostrar os seus talentos incríveis; no “Digital Citizenship Den” puderam fazer a diferença a partir de casa tornando-se defensores do bem social; tiveram ainda a possibilidade de construir uma comunidade online e divulgar a positividade; dentro destas oportunidades, puderam aprender a manter-se seguros, e aos outros, enquanto estiverem online; acima de tudo, divertiram-se e ajudaram a criar um mundo melhor, nesta fase difícil que atravessamos.

O escutismo não pára! E neste Joti Especial, a distância fez-se perto ligando-nos ao mundo através de um clique. Nunca nos esqueçamos: somos sempre escuteiros!

Texto de: Departamento Nacional de Radioescutismo. Fotografia de: Agrupamento 1006.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.