Escutismo em tempos de Covid-19: O encerramento de um ciclo

A evolução da pandemia permite aos poucos regressar à normalidade. Os jovens carregam agora uma mochila cheia de esperança e saudades da vida em campo.

Após dois anos de escutismo em casa, a Junta Central do Corpo Nacional de Escutas (CNE) acredita ser o momento de concluir o processo de construção e indicação de medidas de controlo de Covid-19 no escutismo. Segundo Paulo Pinto, chefe nacional adjunto «o momento que vivemos em relação à pandemia está definitivamente diferente, por isso, chega a hora de serem os próprios agrupamento a ir definindo as suas regras para uma retoma que queremos que seja segura e o mais rápida que possível, sem que durante esse caminho existam qualquer bloqueio ou mal-entendido, assim terminamos com a indicação de qualquer medida». O chefe nacional adjunto salienta a importância das estruturas regionais e dos agrupamentos, que contribuíram positivamente para que todo o processo fosse bem-sucedido. Para que o escutismo em tempo de Covid-19 fosse concretizado, foi necessário que existisse uma equipa dedicada a este projeto, a quem Paulo Pinto agradece a dedicação «para eles um enorme bravo pela sua dedicação e empenho para que o escutismo fosse sempre um espaço seguro, onde as nossas crianças e jovens se sentissem felizes, úteis e saudáveis».

Nesta retoma, os agrupamentos enfrentam agora o desafio de recuperar a confiança junto da comunidade, crianças e jovens, e para tal poderão contar com o apoio do projeto Bolota, que se desenvolve tendo como base o imaginário “Homem que Plantava Árvores” de Jean Giono, uma história sobre o poder do ser humano e da forma como é capaz de influenciar tudo à sua volta.

Entre as temáticas Atrair, Confiança e Motivar, os agrupamentos irão encontrar vários recursos e sugestões para dinamizar atividades em comunidade ou no agrupamento.

Para mais informações sobre o Projeto Bolota consulta o respetivo site ou a circular 02-CNA-2022.

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

Inscreve-te no Moot 2025: últimos dias!

Se estás a pensar em inscrever-te no Moot 2025, não percas mais tempo: as inscrições para participantes e IST terminam a 15 de setembro. As inscrições para Path Leaders foram prolongadas até 15 de outubro.