Uma insígnia que conta 100 anos de história

A insígnia comemorativa do Centenário já está disponível. Numa primeira fase poderá ser adquirida pelas secções inscritas no jogo FOCA o Futuro.

 

O próximo ano será um marco importante para o Corpo Nacional de Escutas (CNE), que atinge 100 anos de história. Serão iniciadas as comemorações do centenário onde se pretende envolver todos os escuteiros do CNE, e para tal foi lançada uma insígnia comemorativa.

 

Esta insígnia estará disponível para todos os associados, contudo numa primeira fase apenas poderá ser adquirida pelos elementos que participam no jogo FOCA o Futuro – O jogo que celebra o centenário da associação. Em maio de 2022, aquando da celebração dos 99 anos do CNE, a insígnia do centenário poderá ser adquirida por todos os associados.

 

A insígnia tem como conceito a amarração polipedestra – Uma construção com cinco pés – utilizada por norma em construções mais elaboradas, como abrigos, pontes, torres, entre outros. A estrutura é composta por 2 componentes essenciais, os pilares que lhe dão corpo e a corda, que permite a manter os pilares estáveis e unidos.

 

Os pilares representam os 100 anos de história da associação, de um crescimento constante que são a base da identidade do CNE: Lei, promessa, princípios, mística e simbologia, identidade católica, comunidade, serviço, boa-ação, sistema de patrulhas, relação educativa, aprender fazendo, progressão individual e vida na natureza. Por outro lado, a corda representa o lado mais dinâmico da insígnia, simboliza a ação escutista, as atividades, o colorido que a ação dá aos pilares.

 

A insígnia do centenário é constituída ainda por cinco peças de metal, que representam cinco áreas com sugestões de atividades: Tenda, fogo, flor de lis, comunidade e natureza.

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade