
Habemus Papam! O novo líder da Igreja Católica já foi escolhido
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
O projeto Bolota está repleto de ferramentas e dinâmicas de apoio aos agrupamentos, para que possam mostrar às suas comunidades locais o contributo positivo que o escutismo pode trazer à sociedade.
O imaginário do projeto Bolota do Corpo Nacional de Escutas (CNE) é centrado na obra “Homem que plantava Árvores” de Jean Giono, uma história inspirada em acontecimentos verídicos e que explica como o ser humano tem a capacidade de influenciar o mundo à sua volta. É esta capacidade que o projeto Bolota pretende explanar, através de quatro grandes pilares: Atrair, Confiança, Motivar e Números.
O atrair está relacionado com os agrupamentos, onde ser pretende destacar as inúmeras vantagens dos agrupamentos estarem abertos e envolvidos com a comunidade, mostrando a implicação positiva que o escutismo pode trazer à vida das crianças e dos jovens, desafiando-os a tornarem-se cidadãos ativos e participativos na sociedade.
Relativamente à confiança, o grande objetivo desta área é confiar aos dirigentes a grande missão de promoverem o CNE junto das escolas/instituições de acolhimento, nas paróquias, nas juntas de freguesia, associações locais e outras instituições relevantes.
Motivar é outro dos pilares essenciais deste projeto, em que se destaca a importância de motivar todos os escuteiros, para que tenham gosto pelas missões que abraçam, através das quais possam ser reconhecidos e assim ganhem mais força e motivação para criar um amanhã ainda melhor do que o dia que terminou.
Por fim, os números, para que a análise numérica do efetivo possa ser o primeiro passo para ajudar as estruturas, sejam elas agrupamentos, núcleos ou regiões. Ao serem trabalhados os números, será assim possível identificar os pontos fortes, pontos fracos e criar oportunidades através de estratégias e linhas de intervenção.
“Vem ser escuteiro, aqui tens + futuro”
O projeto Bolota resulta de um caminho de auscultação, onde foi possível criar um espaço de partilha, que resultou na criação do site do projeto, com dezenas de recursos ao dispor dos agrupamentos. Para além destas dinâmicas, existe ainda a campanha “Vem ser escuteiro, aqui tens + futuro”, que inclui um kit de comunicação para que o agrupamento tenha material gráfico adaptável à realidade local de todos e possa promover o escutismo na sua comunidade.
Conhece mais sobre o Projeto Bolota e aceita o desafio de semear, utilizando todos os recursos disponíveis no seguinte link:
Texto: Cláudia Xavier
Foto: Arquivo CNE
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference