«Parte à descoberta, vem ver o que eu vi»: Os símbolos da JMJ no Acanac

O primeiro dia do Acanac foi marcado pela chegada dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude à aldeia de Ombú, vindos diretamente da diocese de Bragança-Miranda!

Os símbolos que têm percorrido todo o país, acolhidos em todas as dioceses, foram recebidos em êxtase por todos estes jovens que já estão em preparação e vivência das Jornadas 2023 que acontecerão em Portugal.

Foi perto das 18h00 que os símbolos chegaram à arena do Prado da Coragem. A Equipa do Coreto da Aldeia, apoiada pelo Pe. Luís Marinho procedeu à preparação dos símbolos para a peregrinação por esta aldeia que foi construída pelos próprios jovens, estes que assumem ser os “construtores do amanhã”.

Segundo Vanessa Alves, responsável pela comunicação do comitê diocesano das JMJ de Portalegre Castelo Branco, “os escuteiros têm um papel fundamental nestas jornadas, tanto na dinamização como na vivência pois, sendo a maior associação juvenil no país, são como uma família unida que traz à juventude muitos valores importantes, que devem estar presentes em toda a jornada”.

Rui Teixeira, vice-presidente do Comitê Europa Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), falou-nos sobre o envolvimento da CICE nestas jornadas referindo: “uma das coisas que vamos suportar é a criação de um campo onde escuteiros e não escuteiros podem acampar antes e durante da jornada. Vamos também realizar uma missa em celebração do centenário do CNE onde pretendemos aproximar toda a pastoral juvenil universal do mundo escutista”.

A peregrinação dos símbolos pela aldeia culminou na cerimónia de abertura deste Acanac onde os escuteiros não esconderam a exaltação, o júbilo e a alegria.

Pelo silenciar da noite, os símbolos foram acolhidos na Capela N. Sra. de Fátima do CNAE, numa proposta de recolhimento e oração onde permaneceram até ao final do segundo dia deste acampamento, momento em que prosseguiram a sua jornada em direção a Santiago de Compostela para a Peregrinação Europeia de Jovens que decorre entre os dias 3 e 7 de agosto.

Texto de Carolina Figueiredo e Ana Fonseca

Fotografias de Rui Pereira, Sérgio Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

Inscreve-te no Moot 2025: últimos dias!

Se estás a pensar em inscrever-te no Moot 2025, não percas mais tempo: as inscrições para participantes e IST terminam a 15 de setembro. As inscrições para Path Leaders foram prolongadas até 15 de outubro.