Juntos no Coreto da Aldeia

Todos nós já passámos por algum coreto nos jardins públicos das nossas cidades e nos questionámos qual a sua utilidade.

O aparecimento dos coretos foi quase simultâneo aos jardins públicos, uma vez que se situavam habitualmente na sua zona central e serviam como espaço de animação dos presentes, contando principalmente com atuações musicais.

Tina Santos (109-Santo António dos Olivais), responsável pela animação do Acanac, contou-nos que quando propuseram à equipa fazer a animação geral, incluindo as cerimónias, decidiram logo ter um “coreto da aldeia, tendo em conta o imaginário, uma vez que é um espaço que agrega pessoas e onde elas podem conviver e partilhar momentos felizes”. Maria Ferreira (910- Casal Comba) acrescentou: “O coreto da aldeia teve sempre como objetivo principal ser um espaço de animação durante a atividade, fora de competição, onde os escuteiros pudessem vir relaxar e também brincar, divertir-se. A mensagem que queremos deixar é que, daqui a uns anos, se lembrem que havia o Coreto onde eles se vinham divertir”.

Para toda esta semana foram desenvolvidas um conjunto de atividades diárias, nomeadamente: “A estrela és tu” – karaoke; “Acanac Ink” – tatuagens temporárias; “Coreto Talent” – concurso de talentos; “Escutismo sem fronteiras” – jogos diversos e “Grande festa da aldeia de Ombú”. Para além destas atividades diárias têm ainda em permanência a possibilidade de gravar o cinto de cabedal ou anilhas do mesmo material com o logotipo do Acanac. Assim, Tina acrescentou: “qualquer elemento que venha aqui e faça pelo menos uma atividade recebe uma fita de participação que diz «O escutismo dá-me a volta à cabeça»”.

Joana Martins (1233-Almalaguês), membro desta equipa de animação confidenciou-nos: “Acho que é muito enriquecedor tanto para nós que estamos a animar como para o público. Gostei muito do karaoke e das tatuagens temporárias. Acho que as crianças gostam muito disto e nós estamos a trabalhar para eles e é gratificante”.

Para além do Coreto fixo, situado na arena principal, existe ainda um Coreto móvel que, uma vez por dia, percorre todo o campo. Neste Coreto “cantamos, dançamos, esguichamos água para os miúdos e estamos a fazer um painel com pinturas” como nos contou Joana Martins. Tanto o coreto fixo como o móvel contam muitas vezes com a presença de dois personagens muito queridas por todos os participantes: o Vicente e a Neíma!

André Franco (512 Peniche) interpreta a personagem Vicente e contou-nos: “É muito bom poder fazer o dia de cada jovem um bocadinho melhor, ajudá-los a suportar o calor, poder animá-los enquanto eles descobrem o passado e tentam descobrir como é isto de construir um futuro. É uma sensação muito boa, enriquecedora e satisfatória”.

Jacinta de Almeida (488-Mafra Naíma) interpreta a personagem Naíma, contou-nos que inicialmente acreditava que a sua participação se ia restringir à gravação da curta-metragem que lançou o imaginário, mas que depois recebeu o convite para integrar a animação geral. “Até agora tem sido um desafio muito grande (…) tem sido uma grande emoção, poder ver que as pessoas vibram mesmo tendo duas pessoas físicas como personagem e dando história ao imaginário de um acampamento. Mas também é um bocadinho assustador, porque se nós errarmos eles ficam um bocadinho desiludidos e isto dá muita responsabilidade ao nosso papel».

Quisemos saber quais as principais aprendizagens que André e Jacinta querem partilhar com os Escuteiros. André referiu: “Agora com as tecnologias acaba-se por pensar que agora o momento é agora e não se pensa muito no antes e no depois. Nós chegámos a este ponto, mas não viemos sozinhos, alguém construiu isto para nós. Vamos tentar valorizar um bocadinho as pessoas que trabalharam tanto por nós e que nos fizeram chegar a este momento”. Já Jacinta, partilhou “Eu gostava que eles se identificassem com a Naíma por serem alegres pois, apesar das dificuldades do calor, eu ando com um fato muito quente, e preciso de estar sempre a sorrir. E eu gostava muito que eles levassem a mensagem que o sorriso tem de estar sempre nas suas vidas”.

Texto de Carolina Figueiredo.

Fotografias Rui Pereira, Nuno Martins e Raquel Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade