“Estamos ali, na estrada, num trilho, a seguir”

Era ainda de madrugada quando os nossos Pioneiros saltaram dos sacos-cama e colocaram a mochila às costas com tudo o que consideraram necessário para almoçar e pernoitar fora de Ombú.

Foi na Senhora do Almortão que tudo começou. Cada Barrio começou por escolher qual seria o caminho a seguir através de uma folha que lhes foi entregue com as quatro possibilidades disponíveis para esta viagem. Os percursos eram identificados com uma cor distinta consoante a dificuldade, a paisagem e as vivências que os esperavam.

O Tiago e o Manuel, do Barrio Sul de Buenos Aires, seguiram o percurso vermelho e nas suas palavras, esta primeira escolha reforçou aquilo que é esperado de todos eles «Aqui começa a própria decisão enquanto Pioneiros: somos nós próprios a escolher o nosso percurso».

Seguiu-se o momento de se porem à estrada. Esperou-os um percurso dinâmico que de três em três quilómetros lhes mostrava um ponto onde confirmavam a sua passagem e também um QR Code com dinâmicas que, ao serem realizadas, lhes permitiram colecionar missangas para a construção do colar do Monte Ousadia. O entusiasmo do Manuel foi notório na partilha de algumas das dinâmicas que mais o marcaram «Os desafios obrigavam-nos a pensar em vários assuntos. No primeiro, tivemos de escrever em contas as qualidades que cada um de nós pode oferecer ao Barrio. Noutro tivemos de escrever nas costas de uma t-shirt branca o nosso lema de vida. (…) Tudo tinha um propósito».

Quando questionados sobre o que tinham achado deste hike, estes dois Pioneiros partilharam ainda que na sua perspetiva, o raide é o pico de esforço destas atividades, que os obriga a fazer sacrifícios e a pensar muito nos outros. Nas suas palavras «é um momento de reflexão, quando estamos ali, estamos a caminhar e quando damos por nós estamos a refletir sobre vários assuntos. É um momento de introspeção. Faz-nos bem. (…) Obriga-nos a ter um olhar ainda mais atento ao outro, tendo a certeza que os outros também estão a olhar por nós. Deixamos de lado a confusão do Acampamento e estamos ali, na estrada, num trilho, a seguir».

Após 15 quilómetros de esforço físico, quando avistaram a barragem, o sentimento de superação e missão cumprida foi comum a todos «Olhar para trás, ver o caminho percorrido, aproveitar o momento… Sabemos que o passo que vamos dar não é o mesmo que o anterior e vamo-nos sempre aproximando do nosso objetivo. Não esquecendo que o principal não é o ponto de chegada mas o percurso que fizemos, a dificuldade, o sol, as gargalhadas, os desafios que superámos, coisas que descobrimos sobre os outros e sobre nós próprios».

O dia continuou e todos aproveitaram para fazer uma sesta regeneradora e se refrescarem na barragem de Toulica. Com o aproximar do fim do dia, a nossa III Secção preparou a sua pernoita e tiveram a oportunidade de jantar uma ração de combate que constituiu mais uma nova experiência que ficará sempre guardada na memória de todos. Para surpresa de todos tiveram ainda muita música e um espetáculo de luzes e acrobacias que deixou todos de boca aberta com a flexibilidade e coragem de todos os artistas que estiverem presentes no Sunset da Toulica!

O dia chegou ao fim e o Manuel e o Tiago contaram-nos que apesar da sugestão de montarem abrigos, optaram por dormir ao relento para aproveitarem a relíquia que é o céu estrelado de Idanha. Estes dois Pioneiros não nos deixaram sem partilhar que a palavra que marca este dia é brilho «por mais pequena que seja, uma estrela é grande. Uma estrela pode parecer insignificante, mas ilumina muito. Uma pequena estrela faz toda a diferença no céu».

Estamos assim certos de que este dia, apesar de cansativo, se revelou uma oportunidade educativa gigante de concretização para todos os nossos Pioneiros.

Texto: Mafalda Clara

Fotografia: Sérgio Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade