
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Na Aldeia de Ombú, as parcerias foram fundamentais para tornar memorável e segura a experiência de todos os participantes.
Dando cumprimento aos pressupostos de um dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, relativamente a parcerias, a 24ª edição do ACANAC conta com alguns parceiros estratégicos.
Numa vertente mais institucional, o acampamento contou com o apoio das Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Famalicão, Castelo Branco, Penamacor, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Covilhã, Fundão e Belmonte. Também a União das freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, a União das freguesias de Zebreira e Segura, a Confraria de Nossa Senhora do Almortão e a Misericórdia de Idanha-a-Nova se juntaram para serem parceiros nesta aventura. Para se garantir a segurança de todos, os Bombeiros de Idanha-a-Nova, a AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais) e o Exército de Portugal apoiam o ACANAC. De um ponto de vista mais estrutural, contou-se com o apoio da EPAL – Grupo Águas de Portugal, a Altice, a Coloradd e o Leroy Merlin. Já o Intermarché é o parceiro responsável pelo abastecimento dos supermercados em campo. Com esta parceria pretendeu-se dar oportunidade aos escuteiros para trabalharem competências ao nível da gestão de dinheiro. Os participantes têm acesso a um cartão com um orçamento que terão que saber gerir para comparem nos supermercados de campo produtos frescos para confecionar as suas refeições, bem como outros produtos.
Sendo a sustentabilidade um dos focos deste ACANAC, a organização contou com o apoio do programa Ecoeventos da Valnor e com a Unilever que forneceu gel de banho biodegradável. Numa vertente mais empresarial, o ACANAC conta com o apoio da Valnorte, Nobre, Navigator e ainda com a Diversey que distribuiu álcool gel e toalhitas desinfetantes para estarem disponíveis para todos no recinto.
Ensinando os escuteiros que é possível cozer pizza, utilizando como fonte de calor o sol, a GoSolar marca presença num dos ateliers da “Quinta da Boa Semente”. A empresa GoSolar é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na indústria das energias renováveis. Os escuteiros que participaram no atelier desta empresa conseguiram ver e experienciar cozinhar em fornos alimentados a energia solar.
Também o Laboratório da Paisagem de Guimarães apoiou com a dinamização do atelier “Conhecer a biodiversidade”.
Texto de Mariana Marques.
Fotografias de Nuno Martins, Rui Pereira.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.