Em contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude

Em agosto de 2023 Lisboa irá acolher a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco.

A citação bíblica «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) foi escolhida pelo Papa Francisco como lema para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorrerá em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto, de 2023. Inspirada nesta citação, a designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, criou o logotipo deste encontro, que apresenta a Cruz como elemento central. Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. Para a designer, trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno.

A JMJ é muito mais que um encontro, é também uma festa de juventude, uma representação da Igreja universal, com uma identidade católica, e um momento de forte evangelização, que junta milhares de jovens de centenas de países.

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem. Estes símbolos estiveram presentes no 24º ACANAC, realizado de 1 a 7 de agosto em Idanha-a-Nova.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é chamado a participar e a gritar “Eu vou!”, seja em comunidade a desenvolver várias dinâmicas a caminho da JMJ (Podes ver várias sugestões neste link), seja a contagiar amigos para que se envolvam também neste caminho.

Para a organização da Jornada Mundial da Juventude, existem 10 razões para participares! Fica a conhecê-las em detalhe na página da Diocese Leiria-Fátima, neste link.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Sérgio Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade