1º dia do Tecoree 2022

Setembro arranca e com ele chega também o Tecoree 2022. Menos de um mês após o fim do ACANAC, a III secção volta a inundar o CNAE. Ao todo estão em prova as 50 equipas, apuradas nas etapas regionais, com 287 pioneiros de norte a sul de Portugal.

Como em todas as atividades, também o Tecoree conta com um staff com cerca de 135 elementos (dirigentes e caminheiros) comprometidos para o fazer acontecer. As equipas chegaram ao check-in sorridentes e cheias de garra, já a demonstrarem a energia trazida para se divertirem e darem o seu melhor neste torneio. Começaram as montagens de campo, com o desafio de construir uma cozinha igual à do modelo entregue.

Para que todos estivessem a par do que estava a acontecer, a tarde iniciou-se com o conselho de guias, que ocorreu em simultâneo com o de socorristas e de intendentes.

Seguimos para a Cerimónia de Abertura, onde se voltou a sentir a fibra destes bravos pioneiros, capazes de rejubilar ao mais leve toque de alegria. E foi com toda essa alegria que os pioneiros seguiram em procissão para a arena principal, para aí hastearam as suas bandeiras regionais.

A tarde finalizou com a primeira prova desta competição, cada equipa foi convidada para cozinhar uma refeição de batata à murro com lombo de porco, à estilo Master Scout Chef.

Para o Chefe Abílio do Agrupamento 396, Viana do Castelo, o Tecoree é uma atividade de cariz profundamente técnico com um nível de exigência bastante acima das comuns atividades da III. Tanto pela sua preparação individual, que resulta na aquisição de competências pessoais,  como na organização de equipa, fruto da exigência das provas.

Para a Maria, da Equipa Amália Rodrigues do 320, Évora, a força de uma boa equipa no Tecoree, está justamente no espírito da equipa, alicerçado numa forte amizade. Quando questionada como se sentiria se a sua equipa ganhasse o Tecoree, ela respondeu «1° lugar, se ele vier, a gente aceita».

Terminamos com a apresentação de uma equipa fez uma sobremesa de pêssego. Este, estando cortado a meio, em vez de um caroço tinha rodelas de pêssego. «Este pêssego é como nós no Tecoree, abrimo-nos para partilhar com os outros o melhor de nós».

Texto: Bernardo Lourenço, Inês Cepa e Leonor Moura

Fotos: Inês Cepa e Rita Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Inscrições abertas para o I Encontro Caminho Ibérico

Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade