Vila Nova de Anha acolheu cerca de 1200 escuteiros que participaram na abertura do ano escutista 2017/2018 da região de Viana do Castelo.

Esta é a atividade que marca o início de um novo ciclo de atividades da região, cujo tema integrador para este ano é “Viver com Maria”, viver ao jeito de Maria, Nossa Senhora de Fátima, Mãe de todos os Escutas”.

Durante todo este dia, os escuteiros tiveram oportunidade de vivenciar o tema proposto para o novo ano, a partir dum conjunto de atividades diversificadas, de acordo com o Programa Educativo da respetiva secção. Para os mais jovens, os Lobitos, a Equipa de Atividades preparou um conjunto de jogos, desenvolvidos em torno das personagens míticas do “Lobitismo”. As restantes secções, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, partiram à descoberta de vários percursos pela freguesia de Vila Nova de Anha, intercalados com um vasto conjunto de jogos e tarefas.

Ao final da tarde, todo o contingente regional juntou-se para a cerimónia oficial da abertura do ano escutista à qual se seguiu a festa “Vive +” que, para além do convívio entre todos os Escuteiros, foi acompanhada de um conjunto de atuações dos Coros de alguns dos Agrupamentos presentes, assim como a atuação de grupos e associações locais, dando a conhecer as suas raízes e culturas.

O final da noite esteve reservada para uma cerimónia mais intimista, relacionada com o tema deste novo Ano Escutista, momento em que todos os escuteiros presentes, segurando uma vela acesa na mão, seguiram o Assistente do Agrupamento anfitrião, Rev. Pe. Alfredo Domingues de Sousa, numa oração e bênção dedicada a Maria.

A Cerimonia da Abertura do Ano Escutista finalizou com as palavras incentivadoras do Chefe Regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino e do Chefe Nacional do CNE, Ivo Oliveira que desejaram um ano cheio de grandes atividades escutistas.

A Abertura do Ano escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo em colaboração com o Agrupamento de Vila Nova de Anha e contou com o apoio da Junta de freguesia local, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Programa PAJ).

Texto de: João Lima de Abreu. Fotografia de: Junta Regional de Viana do Castelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!