Abertura do ano escutista nas Regiões do CNE

O ano escutista de 2024/25 já arrancou! Milhares de escuteiros entraram com o pé direito neste novo ano nas atividades promovidas pelas regiões. 

Na Região de Viana do Castelo, a abertura do ano escutista decorreu em Valença, no dia 12 de outubro. Cerca de 1200 escuteiros viveram o imaginário “Peregrinos da Esperança” nas atividades em secção espalhadas por toda a cidade durante este dia de celebração. Ao fim da tarde, os agrupamentos reuniram-se na praceta do Bom Jesus para desfilarem em parada até ao antigo Colégio Português, onde decorreu a cerimónia de encerramento. A atividade foi promovida, com o apoio da Câmara Municipal de Valença, pela Junta Regional de Viana do Castelo e pelo Agr. 453 Valença, que completa 50 anos de existência.

No mesmo dia, as regiões de Braga e Bragança-Miranda também promoveram atividades de abertura do novo ano. Foi em Macedo de Cavaleiros que a Região de Bragança-Miranda, apesar da chuva forte, celebrou o início do ano escutista. Estiveram presentes 5 agrupamentos, que juntaram os elementos de todas as secções em dinâmicas e jogos.

Na Região de Braga, as celebrações decorreram no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Com a presença de cerca de seis mil escuteiros, o evento ficou marcado pelo discurso do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que descreveu a arquidiocese como «um oásis» no escutismo católico europeu. Incentivou, também, os escuteiros a «tornar fecunda a mensagem de Jesus Cristo, a qual ilumina e dá sabor às vidas concretas das crianças e dos jovens». A atividade teve ainda um especial cariz solidário. Os agrupamentos foram convidados a doar bens alimentares que, segundo comunicou ao Diário do Minho a vereadora da Câmara Municipal de Guimarães Paula Oliveira, serão distribuídos por sete Instituições Particulares de Solidariedade Social do Arciprestado de Guimarães e Vizela, para serem entregues às famílias mais carenciadas dos dois concelhos.

Também a Região de Lisboa marcou o início deste novo ano, com a eucaristia de abertura do ano escutista no dia 1 de outubro na Sé de Lisboa. Na celebração, foram dadas as boas-vindas ao novo Assistente Regional Adjunto de Lisboa, o Pe. Afonso Sousa. Originário da Paróquia de Tires, concelho de Cascais, foi ordenado em 2022 e é Vigário Paroquial do Parque das Nações. Curiosamente, partilha a vocação sacerdotal com o seu irmão gémeo, o Pe. Pedro Sousa.

Texto: Catarina Valada.

Fonte: Diário do Minho.

Fotos: Região de Bragança-Miranda, Região de Lisboa, Região de Viana do Castelo e Agr. 027 Bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.