
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
A campanha do Laço Azul, de prevenção aos maus-tratos na infância, começou em 1989 nos Estados Unidos a partir de uma homenagem de uma avó e estende-se internacionalmente até aos nossos dias.
O ano era 1989. Bonnie Finney, em homenagem ao seu neto que falecera vítima de maus tratos às mãos do namorado da sua mãe, prendeu uma fita azul à antena do seu carro. O objetivo era que as pessoas a questionassem sobre a fita e, assim, gerar um diálogo de sensibilização sobre os maus tratos na infância. Bonnie escolheu o azul para simbolizar a cor das nódoas negras, servindo, então, de lembrança constante da violência que o seu neto sofrera.
Ao longo dos anos, esta campanha ganhou tração internacionalmente e hoje são vários os países que promovem ações de prevenção e sensibilização aos maus tratos infantis no mês de abril, utilizando o laço azul como símbolo. Em Portugal, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens promovem numerosas campanhas no mês de abril a nível nacional. Em 2023, o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância encerrou-se com um gigante laço azul humano no Terreiro do Paço, em Lisboa, que contou com a participação de cerca de 1500 crianças de vários Agrupamentos de Escolas de Lisboa.
O CNE, enquanto movimento juvenil, está empenhado na prevenção dos maus tratos a crianças e jovens. Em conjunto com o MSC (Movimiento Scouts Católico), está a trabalhar no projeto “Proteção na Infância”. Este projeto pretende fomentar a reflexão, o desenvolvimento de conteúdos e ferramentas e a colaboração na temática do safeguarding envolvendo crianças e jovens, dirigentes e outras organizações. Também a política “Escutismo: Movimento Seguro” é sinal do compromisso do CNE com a proteção dos mais novos, visando proporcionar um ambiente seguro para crianças e jovens.
Texto: Catarina Valada.
Imagem: CNE.
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference