Santo André das Tojeiras foi, desta vez, a base escolhida para um acampamento que reuniu lobitos, jovens entre os 6 e os 10 anos, e os seus pais que se associaram a uma actividade tipicamente escuta. A montagem de campo, a 26 de Junho, foi feita no Pinhal junto às piscinas e da Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras. Lobitos e pais trabalharam lado a lado na montagem de tendas e das estruturas necessárias a um fim-de-semana passado em contacto com a natureza.
Antes do almoço foram realizados jogos de água na piscina da localidade. Após o almoço foi feito um ateliê de Massa Biscuit orientado por uma das mães presentes no ACAPAIS. E foi ver a alegria com que os lobitos fizeram surgir da massa bonitos bonecos cheios de cor e imaginação. De seguida um pequeno jogo de vila, com muitos jogos e animação pelo meio, com a participação dos lobitos e de um bando formado pelos pais e mais um mergulho na bela piscina de Santo André das Tojeiras completou uma tarde bem passada e de saudável convívio entre pequenos e graúdos. Após o jantar, uma churrascada mista que fez as delícias dos presentes, o Fogo de Conselho foi determinante para fortalecer o bom ambiente entre todos.
O Fogo de Conselho, que contou com a presença do Chefe do Agrupamento, José Mendes, foi bastante animado tendo os lobitos e pais apresentado peças cómicas, cantigas e momentos de reflexão. Como escuteiros católicos a participação na Eucaristia, na manhã do dia 27 de Junho, foi outro dos momentos altos da actividade tendo os lobitos e pais sido bastante acarinhados pela população presente e pelo seu pároco. O regresso a Castelo Branco foi feito após o almoço e a limpeza do Pinhal e das instalações da Junta de Freguesia.
Para os Dirigentes da Alcateia, Chefe Maria José, Chefe Hugo, Chefe Idalina e Chefe Alda a actividade realizada foi excelente tendo unido pais e filhos contribuindo, uma vez mais, para fortalecer os laços de amizade e entre todos.
A Canção do Adeus culminou uma actividade com um balanço bastante positivo em que o bom ambiente e alegria se manifestaram constantemente entre todos e como forma de união e solidariedade entre escuteiros e pais. Para o êxito da actividade muito contribuíram a Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras, Câmara Municipal de Castelo Branco, Governo Civil de Castelo Branco e Direcção Regional do Centro Instituto Português da Juventude.
Texto e Fotografia: José Ferreira