Arranca amanhã a 24ª edição do ACANAC, o maior evento escutista nacional que ocorre a cada 5 anos.
Esta edição é ainda mais especial, porque se comemora o centenário do CNE e ainda tem muitas novidades.
O ACANAC conta com cerca de 18 500 escuteiros de todas as regiões escutistas e que reúne também 650 escuteiros vindos de 24 países diferentes, no CNAE – Campo Nacional de Atividade Escutista em Idanha-a-Nova.
É a maior cidade de lona, construída e dinamizada maioritariamente por voluntários, onde os escuteiros vão ser “Construtores do Amanhã”. São 79 hectares de campo, com cerca de 900 chuveiros, 2 supermercados com 1000 m2, um hospital de campo, 4 enfermarias, 1 creche, 2 refeitórios e ainda 1400 elementos no staff. Também estão envolvidos 75 autocarros de transfer para as atividades que decorrem na barragem e na cidade.
Sou mãe de uma Lobita que tem crescido e aprendido imenso! Foi o seu primeiro ano escutista e o seu 1 de muitos ACNAC’s 🙌🏻 Sinto um orgulho imenso ❤️! Obrigado a todos pelo esforço e dedicação
1120-Cartaxo
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.
4 Responses
-
-
-
-
Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.Mãe de escuteiros
Mãe de escuteiros e feliz
Com o acanac levas a Flor de Lis
Onde te ensina a Viver o dever o prover a absorver e a conviver…
Sou mãe de uma Lobita que tem crescido e aprendido imenso! Foi o seu primeiro ano escutista e o seu 1 de muitos ACNAC’s 🙌🏻 Sinto um orgulho imenso ❤️! Obrigado a todos pelo esforço e dedicação
1120-Cartaxo