Ação Bandeira “Mês do Mar”

O “Mês do Mar” é uma iniciativa dinamizada pelo Departamento Nacional de Ambiente, inserido na Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Oceano Azul, que promove a limpeza de praias e cursos de água durante o mês de Novembro, bem como a sensibilização para a proteção dos recursos naturais.

Decorreu no passado dia 19 de Novembro, na Praia da Vieira de Leiria, a Ação Bandeira do “Mês do Mar”, ou seja, a celebração nacional deste projeto que envolve milhares de escuteiros por todo o País.

A ação contou com a participação entusiasmada de cerca de 250 escuteiros da região de Leiria-Fátima, que prontamente aceitaram o desafio de se tornarem heróis dos oceanos. 

A atividade contou com a realização de workshops e ateliers de sensibilização, dinamizados pelo Departamento Nacional de Ambiente e por alguns dos nossos parceiros, nomeadamente a Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Equipa Regional de Ambiente e Sustentabilidade da região de Leiria-Fátima. Estes workshops serviram para, de uma forma pedagógica e divertida, abordar a temática do lixo marinho e para mostrar de que maneira podemos contribuir para a redução deste problema, e ser agentes de mudança. Foram recolhidos cerca de 225 kg de lixo da praia da Vieira, lixo este que já não irá afetar a vida marinha e o oceano!

Contámos com o apoio institucional da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, na pessoa do seu presidente, Sr. Álvaro Cardoso, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelos escuteiros na preservação do ambiente.

Se ainda não o fizeste, inscreve-te no mês do Mar, e junta-te a esta onda de limpeza que percorre o nosso país e que este ano já conta com quase 3.000 inscritos.

Se te interessas por iniciativas como estas, és muito provavelmente um ótimo candidato à insígnia do desafio da Earth tribe – Maré de Mudança. Incluído na Earth Tribe (programa mundial de ambiente), este desafio explora o nosso papel como escuteiros na proteção do nosso oceano e no combate à poluição por plásticos descartáveis.

Descobre mais sobre o Mês do Mar e a Earth Tribe no site do Ambiente, neste link

Texto e Fotos: Departamento Nacional de Ambiente

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »