A arena principal voltou a juntar e pela última vez os mais de 17 mil participantes. Foram sete dias vividos intensamente sob o lema “Escuteirar- Educar para a Vida”.
A festa de encerramento teve a apresentação de João Manzarra recebido em grande euforia pelos participantes. Manzarra relembrou a sua passagem pelos escuteiros, no agrupamento Pio XII, em Lisboa. Após lançar o repto para que todos os participantes lhe ensinassem o que é “escuteirar”, convidou todos a assistirem alguns vídeos de balanço de todas as atividades, que ficaram nas memórias de todos que por aqui passaram.
Em palco foram entregues os prémios aos Exploradores e Pioneiros pela sua participação e desempenho nas atividades específicas de cada uma das Secções.
De seguida chegou o momento dos mais de 17 mil participantes darem o maior abraço do Guiness, este momento ficou registado para que possa ser certificado pela organização.
O XXII Acanac foi oficialmente encerrado e com ele surge o arranque das comemorações dos 90 anos do CNE, a decorrer no próximo dia 23 de maio de 2013.
António Theriaga, chefe nacional adjunto e responsável pelas comemorações dos 90 anos apelou a todos para levarem estas comemorações até ao agrupamento, famílias, às suas terras e respetivas comunidades relembrando que “ São 90 anos a educar para a vida! Uma enorme responsabilidade mas, também, um enorme privilégio! Só uma herança rica, deixada por sucessivas gerações de escuteiros a quem estamos muito muito agradecidos, é que nos permite ser o que somos hoje, termos a dimensão e relevância que está à vista de todos neste Acanac”.
A cerimónia terminou com uma oração final e votos que este XXII Acampamento Nacional fique na memória de todos, como uma experiência única vivida e partilhada por mais de 17 mil participantes.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de : Vasco Patronilo.