No dia 21 de Fevereiro houve festa grande no Agrupamento 44 de Tomar. A Igreja de Santa Maria dos Olivais encheu-se de familiares, amigos e antigos escuteiros que não quiseram perder a oportunidade de testemunhar as Promessas dos novos escuteiros e a cerimónia de imposição das insígnias de Cavaleiro da Pátria a dois Caminheiros deste Agrupamento.
Já na véspera e tendo como cenário o mesmo Templo onde repousam os restos mortais de D. Gualdim Pais e de outros mestres Templários, também ali se tinha realizado a Vigília de Oração.
A cerimónia das Promessas foi presidida pelo Assistente do Agrupamento, P. Sérgio Santos, que na sua homilia exortou os jovens e todos o demais presentes a seguirem o exemplo de coragem e desprendimento de São Paulo e o apelo do Papa Francisco para não terem medo de ser alegres, contribuindo activamente para a felicidade dos outros.
Estiveram presentes alguns escuteiros convidados, oriundos de diversas localidades do País e, dada a importância e significado deste evento, estiveram também presentes o Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia e a Chefe Regional, Lurdes Gameiro.
Após o cerimonial das Promessas seguiu-se a imposição das insígnias de Cavaleiro da Pátria aos Caminheiros André Freitas e David Francisco. Estes escuteiros ingressaram no 44 como Lobitos e, por proposta da Direcção do Agrupamento e à luz dos regulamentos, foram considerados dignos merecedores de receber esta insígnia em virtude de terem completado o sistema de progresso escutista e porque demonstraram, ao longo dos últimos anos, ser possuidores de extraordinárias qualidades como escuteiros, como pessoas e como cidadãos.
Após a cerimónia religiosa e em ambiente de generalizada satisfação, seguiram-se as fotos de ocasião e um lanche partilhado nas instalações da Escola Secundária Santa Maria do Olival, gentilmente cedida para o efeito.
Texto de: Pinguim Rezingão. Fotografia de: João Carlos.