O Agrupamento 495, Santo António dos Cavaleiros comemora 40 anos da sua filiação e organizaram uma atividade onde os elementos puderam conhecer melhor a origem do próprio escutismo e o seu fundador.

E assim nasceu a ideia, aparentemente, impossível de convidar B-P a deslocar-se ao nosso Agrupamento, para melhor conhecermos o testemunho que nos quis deixar.

Decididos a dar o pontapé no “IM” e assim enviámos o convite ao nosso fundador, que prontamente se dispôs a estar presente.

Para compensá-lo pela sua disponibilidade, neste caso com uma surpresa e por forma a enriquecer a atividade decidimos convidar pessoas do seu tempo, que também elas, duma forma mais direta ou indireta, também pudessem ser referências para nós e de certa forma também fossem admirados por B-P, tentando no critério da escolhas destas pessoas ir ao encontro da pedagogia de cada uma das Secções.

Assim foram convidadas: Vera Barkley (I Secção), Almirante Gago Coutinho (II Secção), Pe. Jacques Sévin (III Secção), Beato Pier Giorgio Frassati (IV Secção).

E foi neste imaginário que, após uma noite de vigília, de preparação para promessas e investiduras, na Casa do Gaiato do Tojal, se deu inicio a uma atividade, preparada por B-P, com o objetivo de envolver todos os elementos do Agrupamento nesta experiência escutista sem precedentes.

Para tal dividiram-se os elementos em Patrulhas para em jeito de Raide se deslocarem do Tojal até à sede do Agrupamento, sendo os itinerários indicados através de “Road Book”, “sinais de pista”, “croqui”, “fotografia aérea” e “carta topográfica”, tendo pelo meio as tarefas inerentes à constituição da patrulha (criação de nome, lema, grito e bandeirola).

No decurso do Raide tinham passagem em quatro postos, inspirados e animados por cada uma das Secções e consequentemente a cada um dos modelos de vida já referidos, existindo, em cada posto, três jogos, tendo em comum o imaginário, onde um jogo era dedicado a uma fase da vida de BP, outro ao modelo de vida respeitante à secção e ainda um jogo tradicional do país dessa figura.

Nada melhor que terminar o dia do que promessas e investiduras de elementos de todas as secções, incluindo três dirigentes, seguidas de um Festival de Sopas.

Todo este sonho, tornado realidade, só foi possível graças ao exemplo de B-P, aos dons que Deus nos dá, à disponibilidade de todos os animadores, ao entusiasmo dos nossos jovens,
E porque mais do que a soma de todos, “SOMOS UM”.

Texto de: Susana Costa. Fotografia de: Agrupamento 495.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Agr. 1150 Silveiros em Kandersteg no ACAGRUP’25

Este verão ficará gravado na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar no ACAGRUP’25 do 1150 Silveiros, realizado no Kandersteg International Scout Centre (KISC), em Kandersteg, Suíça.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade