
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O Agrupamento 810 do Corpo Nacional de Escutas da paróquia do Divino Salvador de Nogueiró comemorou o seu 40º aniversário entre 7 e 9 de junho.
As comemorações iniciaram-se no dia 7 e 8 de junho com um acampamento de Agrupamento no monte de Nossa Senhora da Consolação, local de realização do acampamento da fundação de 9 de junho de 1985. Das diversas atividades neste acampamento destacam-se a Velada de Armas realizada na noite de sábado dia 7 e o Fogo de Conselho.
Domingo, 8 de junho, foi dia do compromisso de novos escuteiros. O dia iniciou-se no acampamento e depois do pequeno-almoço foi tempo de rever toda a celebração com os novos elementos. Pelas 10h15, foi tempo de concentração no mesmo local de onde há 40 anos saiu o desfile, bem perto de uma das entradas da Paróquia. Agrupamentos de escuteiros vindos de diversas paróquias do concelho de Braga perfilaram-se; bandeiras e escuteiros seguiram ao som da Fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 1017 Sobreposta que abriu o desfile.
Já na Igreja, aguardavam ansiosamente a chegada pais, amigos, escuteiros e chefes que passaram pelo agrupamento, bem como a comunidade paroquial e diversas entidades convidadas.
A Eucaristia foi presidida pelo Assistente do Agrupamento Padre Alexandre Sá, que contou com a presença também do Chefe Nacional Ivo Faria e da Chefe Regional Catarina Miranda, e animada pelo coro das crianças da catequese e escuteiros, acompanhadas ao piano pelo Sr. Paulo Gomes. Depois de realizadas as promessas dos novos escuteiros, a Chefe Regional Catarina Miranda após umas breves palavras dirigidas aos escuteiros e comunidade paroquial, atribuiu a condecoração Nó de Mérito às Caminheiras Elsa Coelho e Rita Fernandes. Esta condecoração é atribuída a escuteiros que sejam exemplo de atitudes a favor da comunidade, terem competência reconhecida e estarem disponíveis para servir.
Por seu lado, o Chefe Nacional Ivo Faria, depois de ter saudado e dirigido à comunidade e aos escuteiros presentes, entregou a Bandeira Nacional do Corpo Nacional de Escutas à Chefe de Agrupamento Márcia Coelho, como símbolo da união escutista.
João Tinoco, presidente da União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, homenageou em nome do executivo o dirigente Alberto Coelho, pelo seu serviço em prol da comunidade.
O Agrupamento de Escuteiros de Nogueiró, não quis passar ao lado da homenagem ao Sr. João Manuel Tinoco, pelos seus 40 anos de autarca e de dedicação à Terra e ao Povo, pelo que esteve representado pelo seu Chefe de Agrupamento atual e pelo anterior, numa belíssima cerimónia realizada no dia anterior, e também em nome dos escuteiros foi entregue no final da celebração uma pequena lembrança de agradecimento – Obrigado, Sr. João.
Foi entregue a todos os convidados e agrupamentos presentes uma pequena lembrança, que constava numa impressão em madeira do símbolo das comemorações com o lema “Juntos somos mais fortes” baseada no imaginário do filme Panda Kung Fu.
A Cerimónia terminou com o cantar dos parabéns e corte do bolo de aniversário.
As comemorações dos 40 anos continuaram no dia 9 de junho, dia oficial da fundação, com uma Eucaristia às 20:30h na Igreja Paroquial por todos os escuteiros Vivos e Falecidos, uma romagem ao Cemitério, e um convívio no monte de Nossa Senhora da Consolação entre escuteiros atuais e os que passaram pelo agrupamento.
Texto e fotos: Agrupamento 810 Nogueiró.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.