Fundado em 1964, a primeira Sede do Agrupamento foi o Castelo de Chaves.

Foi sob o mote “Uma vez escuteiro, escuteiro para sempre” que as comemorações do 50º aniversário do Agrupamento 198 – Chaves – começaram, com a abertura de uma exposição na sala multiusos do Centro Cultural de Chaves. Com a presença de vários escuteiros, antigos escuteiros, familiares e amigos nas comemorações do meio século de vida do Agrupamento 198, que contou também com um Fórum Escutista a apropriar-se do mote das comemorações: “Uma vez Escuteiro, Escuteiro para sempre”, que se realizou no auditório do Centro Cultural.
O Chefe Nacional do CNE, Carlos Alberto Pereira enviou uma mensagem a todos os presentes.

O Presidente da Câmara, João Batista, o Padre Hélder de Sá, assistente do Agrupamento, o vereador, arquiteto Carlos Penas, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves João Paulo Abreu, a Presidente da Associação Chaves Viva, Antónia Esteves, o ex-Chefe Regional Clemente Pires e escuteiros de outras localidades, quiseram associar-se a esta iniciativa, estando presentes no primeiro dia de atividades.

Na Vigília de Oração, na Igreja Matriz, o Secretário Nacional para o Planeamento do CNE, José Filipe Pinheiro marcou presença, num momento que se quis de preparação para receber o compromisso da Promessa, recebido na Eucaristia de domingo, dia que encerrou as comemorações do aniversário do Agrupamento, onde estiveram presentes escuteiros de outros Agrupamentos da Região.
Para fechar a Comissão de Pais do Agrupamento organizou o, já tradicional, almoço no Jardim Público onde cerca de 250 pessoas puderam aproveitar, da melhor forma, aquilo que o Escutismo tem para oferecer.

Texto de: Rita Penela. Fotografia de : Agrupamento 198 – Chaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Agrupamento 1402 São Miguel no Jubileu 2025

Quando pensámos desafiar os jovens do nosso agrupamento, 1402 São Miguel, a participar no Jubileu levantaram-se dúvidas e incertezas, pois a realização de um evento desta magnitude afigurava-se uma tarefa complexa, quer a nível logístico, quer financeiro.

Clã de Mafra junta mais de 50 Caminheiros para viver os símbolos da IV Secção

A “Mochila”, uma atividade que surgiu com a vontade do Clã 35 de realizar algo de Caminheiros para Caminheiros, concretizou-se nos dias 21 e 22 de junho, em Mafra. O principal objetivo era juntos conseguirmos alcançar o Homem Novo através da vivência dos símbolos da IV Secção: a tenda, o pão, o fogo, a vara, o evangelho e a mochila.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade