Agrupamento de Nogueira da Maia angaria quase duas centenas de refeições para iniciativa solidária da Galp

Os Exploradores do Agrupamento 1411 Nogueira da Maia promoveram, a 7 de dezembro, uma caminhada solidária aberta à comunidade no âmbito da iniciativa “Todos os Passos Contam” da Fundação Galp, que transforma quilómetros de atividade física em refeições para quem mais precisa.

A 7 de dezembro, o Agrupamento 1411 levou a cabo uma atividade dinamizada pelos Exploradores de grande dimensão, que envolveu não apenas os escuteiros, mas toda a comunidade local. A aventura escolhida pela II Secção para viver durante este ano escutista tem por base promover e realizar alguns desafios das ODS. Deste modo, o objetivo principal desta atividade, baseou-se nas ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero) e 3 (Boa Saúde e Bem Estar). Assim, reforçamos o espírito de serviço que caracteriza o Escutismo, promovendo um dia de partilha, colaboração e entreajuda.

A atividade surgiu no âmbito da iniciativa “Todos os Passos Contam”, promovida pela Fundação Galp, que transforma quilómetros de atividade física em refeições solidárias destinadas à Rede Nacional de Emergência Alimentar. Para contribuir para esta causa, mobilizamos o apoio da Câmara Municipal e divulgamos amplamente o evento, convidando a comunidade maiata e o nosso Agrupamento a reunir-se no Estádio Municipal. Ao longo da manhã, participantes de todas as idades caminharam ou correram o maior número possível de voltas à pista ou pela cidade, permitindo contabilizar individualmente e no total os quilómetros percorridos. Esses quilómetros foram posteriormente convertidos em refeições solidárias, sendo o resultado final submetido à plataforma da Fundação Galp.

Tivemos uma participação muito expressiva, superando largamente as nossas expectativas. Conseguimos contabilizar 184,82 km, o que resultou na doação posterior de 185 refeições a quem mais precisa.

Esta atividade demonstrou, uma vez mais, que pequenas ações coletivas podem gerar grandes mudanças. A solidariedade esteve no centro de tudo, e foi notório o entusiasmo com que todos – escuteiros, dirigentes, voluntários e comunidade – se uniram em prol de uma causa maior.

Texto: Inês Fonseca.

Imagem: Fundação Galp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade