A assinalar esta data comemorativa, durante o fim-de-semana foram realizadas diversas atividades.
Durante a tarde de sábado foi realizado um “estendal”, com t-shirts pintadas pelos escuteiros do agrupamento, alusivas a estes 10 anos de percurso e através das quais expressaram o que o Escutismo e o agrupamento acrescentou às suas vidas. Foi também realizado um “peddy-paper”.
Dirigentes, escuteiros e pais, juntos, numa tarde que foi bastante animada, em raide pela Natureza que envolve a freguesia de Rossas.
No domingo, as comemorações tiveram início logo de manhã, com o descerrar de uma placa comemorativa do 10.º Aniversário do Agrupamento, na Sede do mesmo, e com animação pela Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros 1048, Romariz.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial de Rossas, presidida pelo Padre José Manuel, e na qual um Explorador realizou a sua Promessa.
Nas comemorações estiveram presentes (para além dos escuteiros, dirigentes e pais) a comunidade paroquial, algumas entidades concelhias, bem como elementos da Junta Regional do Porto, Junta de Núcleo Terras de Santa Maria e dos Agrupamentos de Romariz, Castelões, Arrifana e Caldas de S. Jorge.
Após a Eucaristia, seguiu-se um “Porto-de-Honra” com a confraternização entre todos os presentes, como forma de celebração mas também como forma de reconhecimento pela colaboração prestada ao agrupamento, ao longo destes 10 anos de existência.
Texto de: Glória Tavares. Fotografia de: Agrupamento 1302, Rossas.