No último dia 24 de janeiro, o Agrupamento 143 de São Mamede de Infesta realizou uma sessão solene de encerramento das celebrações dos seus 60 anos de história. O evento decorreu no CESMI (Centro Escutista de São Mamede de Infesta) e reuniu atuais e antigos escuteiros, amigos, familiares e alguns convidados especiais.
Aos presentes foi dado o privilégio de viajar no tempo, através de fotografias e vídeos, até ao dia 15 de agostode 1954 data em que o então grupo 29 reuniu pela primeira vez, numa pequena garagem, três dirigentes e muita vontade de fazer a diferença.
Partilharam-se muitos anos de recordações do Agrupamento, o crescimento, a mudança, o caminho, a construção de uma nova casa – uma nova sede. São 60 Anos de amor pelo lenço e acima de tudo pelo escutismo.
A celebração foi também ocasião para reconhecer o Dirigente Hernâni Rodrigues, com o Colar de Nuno Álvares, pelos serviços prestados ao Agrupamento, à Região, ao nível Nacional e, sobretudo, pelo papel que desempenhou e ainda desempenha na vida de inúmeros escuteiros. A condecoração foi atribuída pelas mãos do Chefe Nacional Norberto Correia.
A sessão solene contou com uma mesa de honra presidida pelo Chefe de Agrupamento Octávio Pereira, o Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia, o Chefe Regional Hugo Carvalho, a representante da Câmara Municipal de Matosinhos e Vereadora da Juventude, Dr.ª Lurdes Queirós e o Sr. Presidente da União das freguesias de São Mamede de Infesta e da Senhora da Hora, Sr. Moutinho Mendes.
Risos, nostalgia e músicas que fazem parte da história do Agrupamento, palavras de crescimento, encorajamento e felicitações rechearam o evento, deixando mais uma vez clara a mensagem que cada escuteiro de São Mamede de Infesta carrega no seu íntimo: Nós aqui somos felizes!
Texto de: Mafalda Ferreira e Rita Penela. Fotografia de: Ricardo Miranda.