Numa ação conjunta de todos os agrupamentos da região de Viana do Castelo, foram enviadas 40 toneladas de bens de primeira necessidade para a Ucrânia, que estão a ser distribuídos pela NOSU – Organização Nacional dos Escuteiros da Ucrânia.

A ação solidária da Junta Regional de Viana do Castelo decorreu entre os meses de abril e maio, com o lançamento de uma campanha para angariação de bens essenciais, tais como alimentos, produtos de higiene, agasalhos, sacos-cama, tendas e alimentos para animais. O objetivo foi bastante direto: Apoiar milhares de pessoas afetadas pelo atual conflito na Ucrânia.

A mobilização foi a chave de sucesso para a concretização desta missão humanitária. A Câmara Municipal de Viana do Castelo foi um dos intervenientes neste projeto, através da cedência de um armazém, para depósito de todas as doações. Para além do espaço, contribuiu ainda com a doação de bens já recolhidos em outras campanhas. Por sua vez, o Estaleiro Naval West-Sea, contribuiu com cedência de uma empilhadora para o carregamento do camião e várias empresas locais facultaram caixas de cartão para o embalamento dos produtos.  O custo do camião foi suportado pela Proef e a CrespoTir fez o transporte das 40 toneladas recolhidas, que se traduziram em 27 paletes.

O camião de ajuda humanitária do Corpo Nacional de Escutas (CNE) rumou até à Polónia, onde todos os bens foram entregues à NOSU – Organização Nacional dos Escuteiros da Ucrânia, que selecionou e distribuiu os bens nas diversas regiões afetadas.

Dar sem esperar recompensa

No escutismo é habitual a premissa de aceitar desafios que contribuam para o bem comum, e sem dúvida nenhuma que este apoio é sinónimo de um movimento que está disposto a fazer o que pode mesmo que esteja a milhares de quilómetros. Ricardo Matos, secretário internacional do CNE refere que «Sabendo da boa vontade dos portugueses e em especial dos escuteiros, depois de uma solicitação dos escuteiros da Ucrânia para a recolha e envio de bens de primeira necessidade, decidimos lançar o desafio as Juntas Regionais para que organizassem uma recolha destes bens. Neste caso, a região de Viana do Castelo obteve um resultado fantástico, conseguindo angariar bens suficientes para encher um camião na totalidade».

A NOSU tem estado na primeira linha de apoio ao povo ucraniano das mais diversas vertentes e uma das formas mais presente é com a distribuição de ajuda humanitária que chega de vários locais. Nas suas redes sociais agradece o apoio do CNE e afirma que «a nossa cooperação frutífera é um indicador brilhante da unidade da família escutista».  A NOSU diz ainda que «graças a vocês, ainda mais ucranianos vão conseguir ter alguma ajuda» e que «não é possível expressar a nossa gratidão aos escuteiros de todo o mundo, cada contributo para o povo ucraniano é inestimável».

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: NOSU – Organização Nacional dos Escuteiros da Ucrânia

Fonte: NOSU – Facebook