No passado sábado, decorreu a iniciativa “Hora do Planeta” com uma caminhada desde a Torre de Belém até à Praça do Comércio, em Lisboa. Aqui de forma simbólica apagaram-se as luzes entre as 20h30 e as 21h30.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) através da Secretaria Nacional do Ambiente e Sustentabilidade (SNAS) estabeleceu uma parceria com a Associação da Natureza de Portugal – World Wide Fund For Nature (ANP-WWF), associando-se a esta iniciativa.
José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade esteve presente nesta caminhada e relembrou o simbolismo deste dia, alertando para não nos esquecermos da mensagem que a “Hora do Planeta” quer transmitir a todos nós. “Muda a tua atitude, altera os teus comportamentos, liga-te ao planeta e preocupa-te em fazer alterações diárias para que o planeta seja a nossa casa, pois não existe planeta B” recordou José Rodrigues.
A “Hora do Planeta” é uma iniciativa da World Wide Fund For Nature (WWF) que começou em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.
Um ano depois a Hora do Planeta tornou-¬se um movimento de sustentabilidade global com 135 países a associarem-se a esta causa.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Francisco Lopes.