«Apoio na Proteção Civil será o grande desafio do Escutismo no Futuro!»

O Centro Escutista de Serpins, no concelho da Lousã, Região de Coimbra, recebeu a primeira sessão do Curso Nacional de Proteção Civil entre 30 de novembro e 1 de dezembro.

A Junta Regional de Coimbra, especialmente a coordenação regional para a Proteção Civil e a Secretaria Regional da Ação Escutista, e o Departamento Nacional de Proteção Civil do CNE estão a promover um Curso Nacional de Proteção Civil destinado a dar aos dirigentes do CNE mais conhecimentos e maiores competências na área da Proteção Civil. A primeira sessão do Curso, que conta com a participação de formandos de todo o país, realizou-se a 30 de novembro e 1 de dezembro, no Centro Escutista de Serpins, no concelho da Lousã.

«A Proteção Civil será, num futuro muito próximo, uma muito mais relevante missão do Escutismo nas comunidades», refere Nuno Castela Canilho – Chefe Regional de Coimbra – que acrescenta: «O aumento (do número e da intensidade) das catástrofes naturais leva-nos a acreditar que as nossas comunidades vão precisar cada vez mais do nosso apoio ao nível do serviço logístico na retaguarda das grandes operações de Proteção Civil». O Chefe Regional considera ainda: «O nosso nível de organização, a articulação que temos e que nós treinamos continuamente, juntando adultos e jovens no nosso quotidiano e nas grandes atividades que promovemos, leva-nos a poder dizer, sem dúvidas, que estamos muitíssimo capacitados para apoiar situações de grandes dimensões». «Mas, naturalmente, não basta ter essa experiência, temos de a melhorar e temos de a colocar ao Serviço dos Outros!», conclui.

Este Curso Nacional de Proteção Civil tem, assim, por objetivo principal incrementar e desenvolver nos Dirigentes do CNE o conhecimento sobre temáticas que envolvem a Proteção Civil, dotando-os de conhecimentos técnicos e organizacionais para o bom desenrolar das missões em que o CNE é chamado a intervir. Não é indiferente, também, o facto de dotar os formandos para o desenvolvimento de atividades escutistas com mais e melhor segurança, bem como para o cumprimento com as exigências legais definidas para os diversos espaços onde se desenvolvem as mesmas.

No próximo fim de semana de 11 e 12 de janeiro realiza-se a segunda de três sessões deste curso. Para além de formadores internos do CNE, esta primeira sessão contou com formadores externos tais como Nelson Antunes, Coordenador Operacional Municipal de Coimbra, Nuno Antunes João, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, Rui Proença, antigo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrogão Grande e coordenador do Departamento Nacional de Proteção Civil do CNE, e João Pedro Melo, antigo Comandante dos Bombeiros Municipais da Lousã.

Texto e fotos: Junta Regional de Coimbra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.