Aprende a “semear” com o Projeto Bolota!

O projeto Bolota está repleto de ferramentas e dinâmicas de apoio aos agrupamentos, para que possam mostrar às suas comunidades locais o contributo positivo que o escutismo pode trazer à sociedade.

O imaginário do projeto Bolota do Corpo Nacional de Escutas (CNE) é centrado na obra “Homem que plantava Árvores” de Jean Giono, uma história inspirada em acontecimentos verídicos e que explica como o ser humano tem a capacidade de influenciar o mundo à sua volta. É esta capacidade que o projeto Bolota pretende explanar, através de quatro grandes pilares: Atrair, Confiança, Motivar e Números.

O atrair está relacionado com os agrupamentos, onde ser pretende destacar as inúmeras vantagens dos agrupamentos estarem abertos e envolvidos com a comunidade, mostrando a implicação positiva que o escutismo pode trazer à vida das crianças e dos jovens, desafiando-os a tornarem-se cidadãos ativos e participativos na sociedade.

Relativamente à confiança, o grande objetivo desta área é confiar aos dirigentes a grande missão de promoverem o CNE junto das escolas/instituições de acolhimento, nas paróquias, nas juntas de freguesia, associações locais e outras instituições relevantes.

Motivar é outro dos pilares essenciais deste projeto, em que se destaca a importância de motivar todos os escuteiros, para que tenham gosto pelas missões que abraçam, através das quais possam ser reconhecidos e assim ganhem mais força e motivação para criar um amanhã ainda melhor do que o dia que terminou. 

Por fim, os números, para que a análise numérica do efetivo possa ser o primeiro passo para ajudar as estruturas, sejam elas agrupamentos, núcleos ou regiões. Ao serem trabalhados os números, será assim possível identificar os pontos fortes, pontos fracos e criar oportunidades através de estratégias e linhas de intervenção.

“Vem ser escuteiro, aqui tens + futuro”

O projeto Bolota resulta de um caminho de auscultação, onde foi possível criar um espaço de partilha, que resultou na criação do site do projeto, com dezenas de recursos ao dispor dos agrupamentos. Para além destas dinâmicas, existe ainda a campanha “Vem ser escuteiro, aqui tens + futuro”, que inclui um kit de comunicação para que o agrupamento tenha material gráfico adaptável à realidade local de todos e possa promover o escutismo na sua comunidade.

Conhece mais sobre o Projeto Bolota e aceita o desafio de semear, utilizando todos os recursos disponíveis no seguinte link: 

https://bolota.escutismo.pt/

Texto: Cláudia Xavier

Foto: Arquivo CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

Inscreve-te no Moot 2025: últimos dias!

Se estás a pensar em inscrever-te no Moot 2025, não percas mais tempo: as inscrições para participantes e IST terminam a 15 de setembro. As inscrições para Path Leaders foram prolongadas até 15 de outubro.