
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
A Comissão Eleitoral Nacional, divulgou a homologação das candidaturas às eleições para os órgãos nacionais do Corpo Nacional de Escutas: a Junta Central e o Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional.
No que diz respeito à Junta Central, existem 2 listas candidatas
A Lista A – Papa Francisco é liderada por Bento Lopes, antigo Chefe Regional da Região do Porto, candidato a Chefe Nacional e Joana Vasconcelos, candidata a Chefe Nacional Adjunta.
A restante lista é composta pelos seguintes dirigentes:
A Lista B – Trilho do Fogo é liderada por Ana Margarida Chagas, antiga Chefe Regional da Região de Setúbal, candidata a Chefe Nacional, e Francisco Brardo, candidato a Chefe Nacional Adjunto.
A restante lista é composta pelos seguintes dirigentes:
No que diz respeito à eleição do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional há apenas uma lista a concurso, constituída pelos seguintes dirigentes:
As eleições para os dois órgãos nacionais do CNE estão marcadas para o dia 19 de abril de 2026.
A escolha da nova Equipa para a Junta Central marca o cessar do trabalho da atual Equipa que esteve em funções durante dois mandatos consecutivos, liderada por Ivo Faria, como Chefe Nacional, embora com diferentes secretários nacionais.
Quaisquer dúvidas deverão ser dirigidas à Comissão Eleitoral Nacional através do email cen@escutismo.pt, com identificação completa do eleitor e do respetivo nível de recenseamento.
Podes consultar as restantes informações sobre as listas candidatas aqui.
Texto: Rodrigo Maurício
Fotografias: CNE

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.