O Clã 25, Aristides de Sousa Mendes, do Agr. 136 de Esgueira foi o organizador desta edição sob o mote “Vamos ser Fescut”. Durante os dias 23, 24 e 25 de outubro, juntaram-se diversos clãs vindos de todo o país, com participação especial do agrupamento espanhol de Múrcia, vencedor do festival da canção de Espanha.
Durante o check in, os Clãs puderam contribuir para uma causa nobre, através da doação de bens essenciais para ajudar as famílias mais desfavorecidas da Freguesia de Esgueira. A noite terminou com o concerto dos Maresia, seguido de um convívio onde cada clã partilhou um pouco da gastronomia da sua região.
Na manhã do dia 24, os Clãs tiveram a oportunidade de conhecer os principais monumentos da zona histórica de Aveiro e de usufruir de uma sessão de relaxamento de Chi kung. Durante a tarde, para além do tradicional check sound, ainda se realizaram workshops de dança e expressão dramática e uma viagem num comboio turístico, onde os participantes ficaram a conhecer melhor Aveiro.
O espétaculo decorreu no sábado à noite, no Centro Cultural de Congressos de Aveiro. Subiram ao palco os clãs de Aveiro, Braga, Viseu, Porto, Lisboa e Santarém, onde puderam demonstrar o que de melhor sabem fazer: cantar músicas, escritas e compostas pelos mesmos.
O último dia contou com a apresentação do 15º The World Scout Moot que se vai realizar na Islândia, em 2017, e com a Eucaristia na Igreja Matriz de Esgueira, a encerrar a atividade.
Toda a atividade se fez de partilha, união, amizade e, claro, a alegria de ser Caminheiro, entre os elementos dos Clãs presentes. O grande vencedor desta edição do Fescut foi o Clã de Rossas, da região do Porto, que organizará a 17ª edição do Festival da Canção Escutista, no próximo ano.
Texto de: Daniela Machado e Luís Andias. Fotografia de: Maria Mou.