Atividade para pioneiros, no âmbito da Semana dos Seminários, na Penha Centro Escutista de Guimarães.

O fim de semana de 9 e 10 de Maio foi o escolhido por 132 escuteiros para arriscar realizar o impossível, na Penha Centro Escutista de Guimarães. No seguimento da Semana dos Seminários, no Arciprestado de Guimarães, os Seminários Diocesanos de Braga sentiram a necessidade de um encontro mais pessoal e próximo com os jovens do arciprestado. Deste modo, reconhecendo o escutismo como a maior força evangelizador da Igreja, o Agrupamento 421 – Seminário, juntamente com a Junta de Núcleo de Guimarães, realizaram um acampamento para Pioneiros do Núcleo de Guimarães, partindo do filme “Realizar o impossível”, que retrata a história de um jovem que quer surfar uma mítica onda, recorrendo para esse desafio a um lendário surfista. Ambos embarcam numa busca pela realização do impossível. No final, o desafio de conquistar a onda acaba por se tornar em muito mais do que apenas uma experiência de surf.

Assim, os escuteiros foram convidados a reviver um imaginário intitulado de Arrisca-te a realizar o (im)possível! Afinal, não é na juventude que sonhamos com a concretização de utopias? Não será na juventude que queremos romper com impossíveis? Não será, enquanto jovens, que possuímos uma vontade insaciável de mexer com as ideias feitas e caminhar sem perder o rumo? Efetivamente, o grande intuito foi, através do Escutismo, abordar as interpelações que tocam a todos os jovens.

Uma Fé todo o terreno foi o mote para o primeiro dia. Os escuteiros foram desafiados a caminhar até aos locais mais emblemáticos da Penha, necessitando para isso da decifração de uma rima, que os encaminhava até esses lugares. A noite, sob o tema Três tendas, foi momento para, num diálogo informal, falarmos acerca das vocações. Já quase a concluir o dia, houve tempo para assistir a “Música na eira”, um concerto de um jovem escuteiro, seguido da oração da noite.

No domingo, depois da oração, cada escuteiro foi convidado a trilhar um caminho individualmente, na dinâmica “Há mais em nós”. Os escuteiros tinham de escolher entre duas opções: tenho tudo definido na minha vida e ando à procura…

Seguiu-se a Eucaristia, presidida pelo Reitor dos Seminários, Cónego Vítor Novais, que exortou os Pioneiros a ir mais além, a sair do comodismo, das ideias feitas e arriscar realizar o (im)possível porque do outro lado do mar há muito para cada um descobrir. No final, o Chefe de Núcleo de Guimarães, Ernesto Machado, salientou ainda a importância de atividades como estas para o percurso educativo de cada Pioneiro, salientando a importância da presença do Seminário no movimento Escutista. Assim, já com os lenços no ar, foi o momento de cantar a Canção do Adeus, encerrando o acampamento, na certeza de que, um dia, se voltarão a encontrar!

Texto e Fotografia de: Pedro Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade