
Habemus Papam! O novo líder da Igreja Católica já foi escolhido
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
João Costa, Ministro da Educação, visitou o ACANAC e esteve à conversa com o ACANEWS.
ACANEWS – Neste ACANAC recebemos a visita do Ministro da Educação, João Costa, um ministro muito especial e muito querido para todos nós porque tem veia de escuteiro. Como é que é visitar o ACANAC?
João Costa (JC) – Bom, é matar saudades em primeiro lugar. É sentir-me muito feliz por ver o nosso CNE em festa, a crescer, a continuar a cumprir a sua missão de formação, educação de crianças e jovens e para mim é sentir-me em casa. Isto é a minha casa.
AC – Qual é a importância do CNE na sociedade portuguesa e na formação destes jovens?
JC – Bom, eu posso falar pela minha própria experiência, quer como adulto que cresceu no escutismo, que viveu o escutismo e eu costumo dizer que sem o escutismo eu seria uma pessoa completamente diferente… bastante pior! Tenho tido a possibilidade de ver, enquanto dirigente do CNE, agora nestas funções, o quanto o escutismo traz em momentos que infelizmente vivemos, em períodos de radicalismo, de individualismo, períodos de estarmos só conectados a máquinas e não uns aos outros. Ver que o CNE continua a ser como a maior associação juvenil do país, é uma lufada de ar fresco muito grande na vida dos jovens, porque as amizades que se firmam no escutismo são amizades para a vida. Aquilo que aprendemos aqui não esquecemos, e sobretudo aprendemos aquilo que é fundamental para uma vida em sociedade: Que é crescer em conjunto com os outros e no respeito pelos outros.
AC – Podemos afirmar que é um ministro diferente porque é um ministro escuteiro!
JC – Sim, na medida em que sou uma pessoa diferente porque sou escuteiro. Também tenho a certeza que muito do que aprendi enquanto escuteiro, e o que fiz enquanto dirigente, eu transporto também para as minhas funções atuais. Eu costumo dizer que “estou ministro”. Eu “estou ministro”, mas sou escuteiro.
AC – Uma última pergunta: o imaginário fala de construtores do futuro. Acha que os escuteiros, com todo o voluntariado, com toda a ação que se faz e com a educação não formal, estão em vantagem face a todos os outros jovens que não são escuteiros?
JC – Eu não falaria em vantagem. Eu falaria em jovens que estão despertos para as grandes questões do mundo, para as questões que são críticas como as da sustentabilidade do planeta, do respeito uns pelos outros, do crescer em conjunto. Haverá outros movimentos em que isso é possível, a dimensão do escutismo, o compromisso, o projeto educativo do escutismo faz com que isso seja mais forte ainda.
AC – Uma mensagem para os 18500 participantes do ACANAC.
JC – Que sejam mesmo construtores do amanhã porque têm tudo para o ser.
Entrevista: Sandro Bernardo
Transcrição: Mariana Marques
Fotografia: António Rendeiro
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference