Assinala o Dia Mundial para a Prevenção do Abuso contra Crianças

Hoje, 19 de novembro, assinala-se o Dia Mundial para a Prevenção do Abuso contra Crianças, data criada para alertar sobre o flagelo dos maus tratos aos mais novos. A efeméride integra uma campanha internacional de 19 dias dedicada à proteção de crianças e jovens.

Criado em 2000 pela organização Women’s World Summit Foundation (WWSF), este dia pretende mobilizar governos, instituições e a sociedade civil para o combate a todas as formas de violência contra crianças. A campanha anual, que decorre ao longo de grande parte de novembro, incentiva ações de sensibilização como workshops, conferências e iniciativas locais dedicadas a diferentes dimensões da violência infantil. 

Segundo o NACJR (Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco), os maus-tratos constituem «um fenómeno complexo, que se desenrola de forma dramática e insidiosa», afetando o desenvolvimento, a saúde física e mental e o bem-estar das vítimas. O abuso pode ocorrer através de comportamentos ativos – físicos, emocionais ou sexuais – ou passivos, como omissões graves ou negligência. Entre as tipologias de abuso identificadas estão a negligência, o abuso físico, o abuso emocional, o abuso sexual e situações específicas como Munchausen por procuração. Em todos os casos, sublinha o NACJR, este tipo de violência surge num contexto de relação de poder, dependência e confiança, o que reforça a necessidade de mecanismos adequados de prevenção e deteção.

No CNE, a responsabilidade de proteger os mais jovens reflete-se na estrutura Escutismo: Movimento Seguro, integrada na Secretaria Nacional dos Adultos e dedicada à promoção de ambientes seguros dentro do Movimento. A estrutura trabalha áreas como a proteção de menores, a prevenção de comportamentos abusivos, o acompanhamento de ocorrências e a formação de Dirigentes. 

Neste sentido, foi também criado o projeto “Segura-te!”, integrado no Escutismo: Movimento Seguro, para apoiar dirigentes e jovens a viverem a prevenção e proteção de forma prática. Na plataforma online, este projeto oferece um conjunto de ferramentas, recursos e dinâmicas adaptadas às quatro secções.

Através de ações de capacitação, protocolos de atuação e recursos educativos para trabalhar com os mais novos, o E:MS pretende garantir que todas as crianças e jovens vivem o Escutismo num ambiente positivo e respeitador, onde a segurança e a dignidade para todos são inegociáveis.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE participa em encontro europeu de centros escutistas, em Itália

O CNE esteve representado na edição de 2025 do ECMC – Conferência Europeia de Diretores de Centros Escutistas e Guidistas (European Guide & Scout Centre Manager’s Conference, na língua inglesa), que decorreu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025 no centro escutista Base Scout Mario Mazza, em Verona, Itália.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade