“Assis Sim!”: Alcateias desafiadas a criar um Banco de Fardas

Com o arranque do novo ano escutista, a Equipa Nacional da I Secção lança o desafio “Assis Sim!” às Alcateias, incentivando a criação ou, se já existir, o reforço do “Banco de Fardas” dos seus agrupamentos.

O “Banco de Fardas” é uma iniciativa que nasce da necessidade de reaproveitar peças de uniforme que já não servem aos elementos, mas que continuam em bom estado e podem ser úteis a outros escuteiros. Ao disponibilizar estas peças, outros membros do agrupamento poderão utilizá-las, evitando assim a necessidade de adquirir novos uniformes. Cada agrupamento pode optar por cobrar ou não um valor simbólico pelas peças.

Para os agrupamentos que ainda não tenham um Banco de Fardas, a Equipa Nacional da I Secção incentiva a Alcateia a criar um plano para dar início à recolha de peças de uniforme não usadas em bom estado e organizar um lugar para guardar as roupas à espera de um novo dono. Este plano servirá para apresentarem à Direção de Agrupamento.

A Equipa Nacional da I Secção sugere a todos a realização de cartazes e/ou panfletos a incentivar os elementos do agrupamento a contribuir para o Banco de Fardas com peças do uniforme que já não lhes sirvam. Além disso, a Alcateia pode aproveitar um dia de atividade para promover o Banco de Fardas junto dos elementos ou mesmo dos encarregados de educação.

Inspirado pelos ensinamentos de São Francisco de Assis, este projeto incentiva a partilha e a reutilização, promovendo a sustentabilidade e solidariedade entre os elementos. Para mais informações, acede ao documento informativo divulgado pela Equipa Nacional da I Secção ou contacta através do email enpi@escutismo.pt

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.