O Centro Nacional de Formação Ambiental São Jacinto (CENFA) acolheu a edição 2017 do Salinas. Este encontro regional de dirigentes reuniu perto de 100 voluntários adultos para uma jornada de convívio e de celebração.
Tendo como tema o Cerco de Mafeking e como lema Vive o Ideal (de B-P) a atividade teve o seu início num espaço contíguo ao CENFA em São Jacinto, onde foi feito o acolhimento pela Junta Regional.
De seguida os participantes partiram para um pequeno raide e depois os jogos de preparação com o objetivo de estar sempre alerta e preparado para as investidas dos Boers que poderiam ocorrer a qualquer momento.
Desde o preparar uma maca para transporte dos feridos, até o afinar da pontaria para retaliar qualquer ataque ou mesmo a preparação física em jogos de tração ou de reação rápida, tudo foi utilizado para conseguirmos ser a força de primeira intervenção na defesa dos ideais de Baden- Powell.
Percebemos no fim que é nas ações pessoais que podemos fazer a diferença mas que só unidos num mesmo corpo, juntando as pinhas vulgo dons que vamos ganhando ao longo da vida, que conseguiremos a força para construir este Mundo Melhor que todos almejamos.
Seguiu-se então o almoço e o ponto alto da celebração que foi a Eucaristia celebrada na Capela de São Francisco de Assis em campo, presidida pelo Assistente Regional, Pe. Manuel Augusto.
Antes do final da Eucaristia e porque é em família que temos de partilhar o que de menos bom nos acontece mas também o que nos enche de alegria e felicidade foram entregues as insígnias de formador ( Lenço, anilha e contas de Gilwell) ao Chefe Fernando Cassola e também um Louvor ao Chefe Aureliano Rodrigues do agrupamento 1021, da Barra que pretendeu marcar o facto de ser o mais idoso dirigente no ativo na região, mas ainda o serviço e a dedicação com que tem distinguido os escuteiros de Aveiro.
Um dia ameno, de muito sol, partilhado na natureza com vivências e partilhas extraordinárias. No final o Chefe Regional, José Carlos Santos agradeceu a todos os Dirigentes presentes e manifestou a sua alegria pela forma como decorreu este dia.
Viveu-se em São Jacinto mais uma jornada que nos traz mais uma vaga intensa deste Escutismo com Sal que queremos viver na nossa Região.
Texto e fotografia de: Pedro Ventura.