Aventura na Ilha do Pico: Exploradores do 1289 Porto Martins conquistam o Ponto Mais Alto de Portugal

Na madrugada de 11 de junho, a Expedição do 1289 Porto Martins iniciou a sua jornada rumo ao cume do Pico, terminando assim as atividades de Secção do ano escutista.

A nossa Expedição decidiu terminar o ano escutista 2023/2024 com uma aventura inesquecível: explorar a majestosa Ilha do Pico, nos Açores. Durante todo o ano, dedicamo-nos a planear e preparar este projeto, pesquisando sobre as maravilhas e desafios que a ilha oferece. O principal objetivo foi definido: subir a Montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, com 2351 metros de altitude.

Preparação e Partida

Após meses de preparação, o grande dia chegou. Iniciamos a subida às 02h00 da madrugada do dia 11 de junho, com o objetivo de alcançar o topo a tempo de ver o nascer do sol. A subida, que durou cerca de três horas e meia, foi árdua e desafiante, mas a expectativa de presenciar um momento mágico motivou-nos a continuar.

O Nascer do Sol no Cume

Chegamos ao topo por volta das 05h30 e, enquanto aguardávamos o nascer do sol, fomos agraciados com um espetáculo natural indescritível. O sol emergindo no horizonte, iluminando o arquipélago dos Açores, foi um momento memorável que ficará para sempre nas nossas memórias. Aproveitamos para registrar cada detalhe com fotografias e admirar a vista panorâmica, que nos permitiu ver todas as ilhas do Grupo Central.

A Descida Desafiante

Após recarregar as energias, iniciamos a descida da montanha. Embora tenhamos descido com cautela, o terreno irregular e os desníveis acentuados tornaram a descida mais difícil do que esperávamos. O esforço para manter uma caminhada lenta e segura foi intenso, exigindo muito das nossas pernas. Enfrentamos quedas ligeiras, dores musculares e até a necessidade de improvisar reparos em solas descoladas com o kit de primeiros socorros. Contudo, a sensação de superação no final foi imensa.

Uma Aventura Completa

A descida foi concluída por volta das 10h30, e, apesar do cansaço, o sentimento de realização era visível em todos. Esta aventura foi um misto de emoções: suor intenso, risos de satisfação, frio da altitude e a alegria de superar desafios. Cada um de nós terminou a atividade com um sorriso de orelha a orelha, orgulhoso de ter realizado a maior proeza das nossas vidas até aquele momento.

Além da Montanha

Nossa expedição à Ilha do Pico não se limitou à subida da montanha. Tivemos a oportunidade de observar baleias (cachalotes) num passeio de barco semi-rígido, visitar museus que narram a história local, e explorar a costa e as zonas balneares da ilha. Cada atividade acrescentou uma nova camada de aprendizagem e diversão à nossa aventura.

Memórias para a Vida Toda

Regressamos a casa com um baú de memórias inesquecíveis. Esta expedição não foi apenas uma jornada física, mas também um momento de crescimento pessoal e coletivo. As aventuras e os desafios enfrentados juntos fortaleceram os laços de amizade e nos ensinaram lições valiosas que levaremos para toda a vida. Esta foi, sem dúvida, uma experiência que nos inspirará em futuras jornadas e projetos escutistas.

A aventura na Ilha do Pico foi mais do que uma simples atividade; foi a celebração do nosso compromisso com a descoberta e a aprendizagem contínua. Que esta história inspire outros escuteiros a procurar as suas próprias aventuras e a alcançar novos horizontes.

Se queres ver as notícias do teu Agrupamento no site da Flor de Lis, envia-nos a reportagem e fotografias das tuas atividades para o e-mail geral@flordelis.pt. Contamos com a tua colaboração!

Texto e fotos: Expedição do Agr. 1289 Porto Martins.