Os números da Conferência Mundial do Escutismo fazem deste o maior evento internacional que, até à data, teve lugar na Eslovénia. A conferência teve início com uma pequena cerimónia à qual se seguiram as reuniões das regiões escutistas.
Um dos destaques da tarde foi a votação que permitiu às associações escutistas da Palestina, Curaçao e Aruba começarem o processo que lhes permitirá serem membros plenos da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), o que inclui direito ao voto na conferência.
Seguiu-se a apresentação dos mais recentes membros da OMME, as associações escutistas do Mónaco e do Sudão do Sul, e a entrega dos diplomas às associações que completaram 100 anos no último triénio.
Simon Rhee, chaiman do Comité Mundial, apresentou, às organizações presentes, o relatório trienal (2011-2014) do Comité Mundial. Scott Teare prestou homenagem ao seu antecessor, Luc Panissod, e sublinhou a necessidade de chamar mais jovens para o escutismo.
O primeiro dia terminou com a apresentação dos candidatos ao Comité Mundial, seguida da cerimónia de abertura oficial da 40ª Conferência Mundial do Escutismo contemplada com algumas palavras do Presidente da República da Eslovénia, Borut Pahor.
Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Conferência Mundial do Escutismo.